Evento em Maceió suspende venda de destilados após mortes por contaminação por metanol em SP

Publicado em 02/10/2025, às 14h39
Imagem Evento em Maceió suspende venda de destilados após mortes por contaminação por metanol em SP

por Gilson Monteiro

Publicado em 02/10/2025, às 14h39

Com os recentes casos de contaminação por metanol em bebidas destiladas registrados no Sudeste do país, os organizadores de eventos começaram a suspender a venda desse tipo de bebida para evitar novas contaminações e o esvaziamento de público.

Em Maceió, o primeiro a tomar a providência foi o tradicional "Bem Feitinhos do Samba", que emitiu nota nesta quinta-feira, 2, anunciando a suspensão da venda de bebidas destiladas no evento deste mês, previsto para esta sexta-feira, 3.

Em São Paulo já foram registradas seis mortes por contaminação por metanol.

Em nota nas redes sociais do evento, a organização informa que: “Devido às últimas notícias sobre riscos relacionados a bebidas destiladas, a produção da Sexta Terapêutica decidiu que, na edição de outubro/2025, não haverá venda de bebidas destiladas (vodka, whisky e gim)”.

Maikai

Outro estabelecimento que se pronunciou por meio de nota nas redes sociais foi o Maikai, que reforçou “seu compromisso inegociável com a segurança e a qualidade do que serve”.

A casa lembrou os “25 anos de atuação em Maceió, prezando pela procedência dos insumos, pela excelência dos pratos e drinks e, principalmente, pela confiança dos clientes”. O Maikai destacou ainda que mantém, há mais de duas décadas, contrato com a Diageo, “distribuidora que preza pelo mais alto grau de idoneidade e fornece bebidas de origem certificada”.

Sesau confirma que ainda não registrou casos em Alagoas

Em nota emitida nessa quarta-feira, 1º a A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) informou que, até o final da manhã de ontem, não havia sido egistrado nenhum caso suspeito ou confirmado de intoxicação por metanol relacionado ao consumo de bebidas alcoólicas do tipo destilado no Estado.

A Secretaria informou que mantém monitoramento por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e esclarece que eventuais casos suspeitos serão prontamente notificados e comunicados às autoridades competentes.

"Recomenda-se às Vigilâncias Sanitárias Municipais que intensifiquem a fiscalização rotineira em bares, restaurantes, supermercados e estabelecimentos similares, atentando-se à procedência dos produtos ofertados. No âmbito da industrialização das bebidas, a competência fiscalizatória é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), órgão federal responsável.

Gostou? Compartilhe