Saúde

Evite a ressaca: veja o que fazer antes e depois da bebedeira

Metrópoles | 31/12/21 - 08h23
Pexels

No final do ano, o clima de encerramento de mais um ciclo inspira reencontros com amigos e familiares, além das já tradicionais festas de Réveillon e Natal. Porém, é muito comum que as confraternizações sejam regadas a álcool, o que causa a famosa ressaca.

Quando consumida de maneira exagerada, a bebida pode, literalmente, virar dor de cabeça no dia seguinte, e a ressaca se torna inevitável. Independente da qualidade ou do tipo de produto alcoólico, basta beber demais, esquecer da água e não se alimentar corretamente para sofrer as consequências.

Para evitar a forte ressaca, confira a seguir algumas dicas a serem seguidas antes, durante e depois de ingerir álcool.

1. Tome água durante o consumo de álcool

Beber água entre os drinques pode ajudar a evitar a ressaca, explica a nutricionista Laura Silva. Ao acordar, é fundamental continuar se hidratando para repor a água perdida durante a bebedeira: o álcool é diurético e aumenta a vontade de urinar, eliminando o líquido do corpo. Água de coco e frutas, como melancia, abacaxi e melão, ajudam bastante, pois são ricas em água.

2. Tenha uma boa alimentação e evite beber em jejum

É importante equilibrar o consumo de álcool com as refeições nas festas de fim de ano. Alimentar-se é necessário para defender o organismo da exposição ao álcool. “Na maioria das vezes, as pessoas acabam só comendo petiscos ou nem isso, dando preferência à bebida, mas fazer uma refeição completa ajuda bastante a evitar ressaca”, adverte a nutricionista.

A recomendação é optar por alimentos ricos em carboidratos integrais, como massas e pães, além de algumas batatas.

3. Hidratar-se com antecedência

“Se já sabe que à noite terá um evento, comece a se hidratar antes. O problema da ressaca é que o corpo perde a capacidade de metabolização do álcool, ficando saturado e intoxicado. Quando estamos desidratados, não conseguimos eliminar as toxinas”, explica a nutricionista esportiva Isabela Zago, da clínica GO Nutri.

4. Tente não exagerar

Na companhia de amigos e familiares, é difícil conter a empolgação com a bebida preferida. Porém, a melhor maneira de evitar a ressaca continua sendo beber com moderação ou escolher opções sem álcool.