Exposição fotográfica nas areias da Ponta Verde defende a permanência dos currais de pesca

Publicado em 12/12/2025, às 13h47
Imagem Exposição fotográfica nas areias da Ponta Verde defende a permanência dos currais de pesca

Por DIvulgação

Uma exposição fotográfica será realizada no próximo sábado, 13, na Ponta Verde, em Maceió, para apoiar a permanência dos currais de pesca artesanal, que estão ameaçados de remoção, afetando a sobrevivência dos pescadores locais.

Os currais, que existem há mais de 100 anos e são parte da cultura local, atraem turistas e são considerados patrimônio cultural, segundo Jorge Vieira, um dos organizadores da exposição.

A mostra contará com 43 fotografias de diversos fotógrafos e será acompanhada por um abaixo-assinado em defesa dos currais, buscando mobilizar a população em apoio à causa.

Resumo gerado por IA

Reunidos no Coletivo Fragma, dez fotógrafos/as alagoanos/as ou radicados/as, fazem uma exposição fotográfica nas areias da Ponta Verde, próximo sábado, 13, a partir das 8h, como forma de apoio pela permanência dos currais e de seus pescadores, hoje sob ameaça de remoção e paralisação das atividades de pesca artesanal.

Os currais da Ponta Verde, ali instalados há mais de 100 anos, atualmente já na terceira geração de pescadores, atividade artesanal herdada dos povos originais do Brasil, são parte integrante da paisagem cultural de Maceió, e ponto de visitação de turistas que visitam a cidade, e largamente registrados em composições fotográficas ao lado do farol, também secular.

Segundo Jorge Vieira, coordenador e um dos fotógrafos da ação, “não há justificativa razoável para que órgãos públicos retirem os currais e afetem irremediavelmente a sobrevivência de seus pescadores. Os currais são um patrimônio da cultura imagética da cidade, e a pesca ali praticada não prejudica os recursos ambientais da região, por isso nos unimos aos pescadores em defesa da manutenção daquela paisagem”.

A exposição reúne 43 fotografias impressas em tecido, de Arthur Celso, Cid Olival, Deth Nascimento, Flávia Gazzaneo, Hebert Teodoro, Itawi Albuquerque, Jacqueline Lima, Jorge Vieira, Rama Costa e Everaldo Sombra, e será montada em forma de varal, a partir das 8h. Paralelo à mostra, o grupo circulará um abaixo-assinado pedindo apoio da população.

Serviço:

Exposição Fotográfica

Sábado, 13 de dezembro de 2025

A partir das 8h

Areias da praia da Ponta Verde

Gostou? Compartilhe