FAF aponta erro de arbitragem em pênalti durante jogo do Campeonato Alagoano

Publicado em 28/01/2026, às 10h14
Reprodução/TV Pajuçara
Reprodução/TV Pajuçara

por Pedro Acioli*

Publicado em 28/01/2026, às 10h14

A Federação Alagoana de Futebol (FAF) identificou um erro de arbitragem na partida entre Coruripe e Penedense, onde um pênalti foi marcado indevidamente, resultando em um empate de 1 a 1.

O árbitro João Paulo dos Santos Nascimento recebeu nota 6,5 pela sua atuação, o que implica em um programa de aprimoramento, enquanto os assistentes tiveram avaliações satisfatórias, com notas de 8,5 e 8.

Na rodada, o árbitro Wiomar Santana se destacou com a maior nota, 9, na partida do Clássico das Multidões, enquanto a avaliação da arbitragem no jogo Cruzeiro-AL contra Murici não foi divulgada.

Resumo gerado por IA

A Federação Alagoana de Futebol (FAF) divulgou, na noite dessa terça-feira (27), a avaliação da arbitragem da quinta rodada do Campeonato Alagoano. No relatório, a entidade apontou um erro em um lance da partida entre Coruripe e Penedense, apitada por João Paulo dos Santos Nascimento, árbitro do quadro da CBF. 

As avaliações foram realizadas "in loco" pelos Analistas Estaduais de Arbitragem, com uso do aplicativo IAFUT, e revisadas com base nas imagens transmitidas ao vivo pela NNPlay e TV Pajuçara.

O lance

No segundo tempo entre Coruripe e Penedense, o placar marcava 1 a 0 para o Alvirrubro Ribeirinho, quando o jogador Gabriel, do Coruripe, foi derrubado fora da área. O árbitro assinalou pênalti. O Hulk converteu e o jogo terminou 1 a 1. 

Os analistas consideraram que João Paulo dos Santos Nascimento apresentou “boa condição física e técnica”, mas que marcou o pênalti em uma jogada que “não foi possível confirmar a infração pelas imagens”. 

O árbitro recebeu uma nota de 6,5 pela partida e o regulamento prevê, em caso de nota inferior a 7, que o profissional deve ser encaminhado para um aprimoramento técnico e de treinamentos com os instrutores de arbitragem da FAF. 

Já os demais integrantes do quarteto de arbitragem - os assistentes Wellington Thiago de Almeida e Jéssica Alves Bonfim e o 4º árbitro Carlos Vitor Oliveira Alves - receberam uma avaliação de desempenho satisfatório com nota 8,5 para o primeiro assistente e 8 para a segunda. 

Demais jogos

A maior nota da arbitragem na rodada foi no Clássico das Multidões. O árbitro Wiomar Santana, também do quadro da CBF, recebeu nota 9, assim como os assistentes Rondinelle dos Santos e Maxwell Rocha Lima. 

Já a análise da condução da arbitragem na partida entre Cruzeiro-AL e Murici, que acabou com vitória alviverde por 2 a 0, não foi divulgada pela Federação. 

Confira aqui as análises da rodada: 

*Estagiário sob supervisão

Gostou? Compartilhe