Família de PM morto autoriza doação de órgãos e deve ajudar a salvar cinco vidas

Publicado em 11/12/2025, às 09h10
Divulgação / HGE e Reprodução
Divulgação / HGE e Reprodução

Por TNH1*

A doação de órgãos realizada pela família de Lucas Gomes Canabarro, um policial militar que faleceu após um acidente, beneficiará até cinco pessoas, transformando a dor da perda em esperança para receptores de córneas, rins e fígado.

Atualmente, 649 pessoas estão na fila de transplantes em Alagoas, com a maioria aguardando córneas, e a doação de Canabarro é crucial para reduzir essa espera e salvar vidas.

A Central de Transplantes de Alagoas destacou a importância do gesto da família, que pode inspirar outras a considerar a doação, enquanto a comunidade policial lamenta a perda de Canabarro, reconhecendo sua trajetória e contribuição à segurança pública.

Resumo gerado por IA

Na quarta-feira (10), uma atitude generosa em Maceió deve transformar a vida de até cinco pessoas. A família de um policial militar, vítima de um acidente de trânsito, autorizou a doação dos órgãos.

O PM foi identificado como Lucas Gomes Canabarro, de 30 anos, que morreu na terça-feira (9) após ter morte encefálica confirmada no Hospital Geral do Estado (HGE).

De acordo com o hospital, foram disponibilizados cinco órgãos para transplante: córneas, rins e fígado. As córneas poderão devolver a visão a duas pessoas; os rins devem beneficiar dois pacientes em diálise; e o fígado será destinado a um receptor com doença hepática grave.

Todos os órgãos foram encaminhados conforme a ordem da lista única e critérios clínicos de compatibilidade.

"O nosso papel é oferecer apoio, esclarecer dúvidas e respeitar totalmente a decisão familiar. Neste caso, eles transformaram a dor em esperança para outras pessoas, e isso merece profundo reconhecimento", destacou a coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos.

O tenente Whotson, colega de farda, lamentou a perda e se emocionou com a decisão da família.

"É um momento de muita comoção e emoção. Estamos comovidos com a partida do nosso irmão, que infelizmente partiu de forma tão rápida. Era um pai de família. Mas também estamos emocionados com o gesto da família dele em optar por doar os órgãos dele. Isso serve de estímulo para outras famílias que passam por essa situação."

Em Alagoas, 649 pessoas estão cadastradas na fila de transplantes: 602 aguardam por uma córnea, 31 por um rim e 16 por um fígado. A redução dessa espera depende da captação de órgãos.

Quem era o PM

Lucas Gomes Canabarro era cabo da Polícia Militar, incorporado em 2018. Em nota, a corporação destacou sua trajetória, incluindo atuação no Gabinete do Comando-Geral.

Em fevereiro de 2024, ele foi agraciado com a Medalha do Mérito Operacional, em reconhecimento aos serviços prestados ao estado. O militar era lotado no Batalhão de Polícia de Rotam e, mais recentemente, trabalhava na Segurança de Autoridades e Testemunhas.

A companheira do PM reagiu à nota oficial e publicou uma mensagem emocionante:

“Meu amor, vai em paz e descansa… ❤️‍🩹

Nossa história jamais será apagada. Ela mora em mim, em cada lembrança, em cada sorriso e em cada momento que vivemos juntos. Você sempre será o nosso herói, o pai da nossa Gabriela, o fruto mais lindo do nosso amor. Ela crescerá ouvindo sobre você, sentindo seu carinho e sabendo que tem um papai maravilhoso olhando por nós. Prometo cuidar dela todos os dias, como combinamos, com amor, com fé e com a força que você me ensinou a ter.

Te amo para sempre, nossos 6 anos nunca será apagado e você é insubstituível. Meu eterno amor, descansa em paz. 🕊️🖤”

*Com HGE

Gostou? Compartilhe