Fernando Collor fala ao setor produtivo no encontro com candidatos na Casa da Indústria

Publicado em 03/09/2018, às 12h30
Fernando Collor participa de debate na Casa da Indústria | Assessoria
Fernando Collor participa de debate na Casa da Indústria | Assessoria

Por Dayane Laet

O candidato ao Governo de Alagoas pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC/AL), Fernando Collor de Melo, foi o primeiro na série de encontros entre os candidatos e o setor produtido do Estado. 

O evento foi realizado na Casa da Indústria, no Farol, em Maceió, nesta segunda (03), e teve como tema a Agenda do Setor Produtivo para o Desenvolvimento Sustentável de Alagoas. Amanhã a mesma conversa acontece com o candidato Renan Filho, do PMDB, encerrando a série. 

Collor afirmou que a proposta dele é de uma gestão participativa e com articulação entre os setores, com objetivo de garantir o crescimento econômico de Alagoas. 

Reaquecimento do comércio

O candidato disse que irá buscar o reaquecimento da economia para que a população volte a comprar. Ele citou como consequência do desaquecimento a queda nas vendas de alimentos em varejo. “Quando a população voltar a comprar, o varejo não será mais afetado e o atacadista não terá tempo para atender às demandas diretas”, apontou.

Estímulo ao cooperativismo

A crise no setor sucroalcooleiro foi citada por Collor, que lamentou o fechamento de indústrias como a Usina Guaxuma e a queda no número de empregos. Ele apresentou como saída para o problema o investimento em cooperativas e lembrou da Pindorama, produtora de alimentos com sede em Coruripe, que é referência no estado.

Pequenas empresas

O candidato disse ainda que pretende criar o "Programa Alagoano de Produtividade e Competitividade" para dar melhores condições ao pequeno empresário, especialmente nas concorrências de prestação de serviço ao Estado.

“Basta a gente andar pela Avenida Fernandes Lima para perceber que as coisas não vão bem. Lojas de rede, pequenos estabelecimentos, tudo fechado. A previsão é de que não haja crescimento econômico em Alagoas em 2019. É preciso se articular com outros setores da sociedade”, defendeu.

ENCONTRO COM CANDIDATOS

O encontro com os candidatos teve como critério o percentual mínimo de 5% das intenções de voto, medido em pesquisa do Ibope, e divulgada no último dia 16, será nos dias 3 e 4 próximos. Assim, o senador Fernando Collor, que aparece com 22%, foi ouvido nesta segunda, 3; e o governador Renan Filho, que tem 46%, nesta terça, 4. 

Gostou? Compartilhe