Imagem Festival Alagoaníssimo com sabor do Sebrae
Nide Lins

Festival Alagoaníssimo com sabor do Sebrae

Em 9 de Julho de 2025 às 14:22

Por Nide Lins

Empreender não é fácil, mas pode ter muito sabor — principalmente para Lara Nono, da Deodora Produções. A alagoana teve seu projeto Festival Alagoaníssimo aprovado em primeiro lugar no edital do Sebrae Alagoas. Então anota aí: dias 18 e 19 de julho, das 16h às 22h, a Praça Vera Arruda vai se transformar com sete estações temáticas reunindo gastronomia, bebidas, artesanato, música, exposição, oficinas e diversão para todos os gostos — e bolsos. Gostou? Então vem comigo que eu te explico direitinho o que é o Festival Alagoaníssimo.
A programação foi cuidadosamente costurada em torno de sete experiências — os sete pilares do festival — que funcionam como microterritórios criativos, sensoriais e simbólicos. Cada um homenageia uma paisagem, um personagem, uma expressão ou um gesto que representa o espírito alagoano em sua forma mais pura e apaixonante.
Empanadas de camarão do Divina Gula
1. Vila Gastronômica Milagrosa
Inspirada no município de São Miguel dos Milagres, essa vila reúne o melhor da gastronomia artesanal e afetiva de Alagoas. São 10 operações, com opções que vão do camarão à carne de sol, sem esquecer da inclusão: pratos veganos e vegetarianos também têm vez. Tudo preparado por quem respeita a origem dos sabores e transforma alimento em memória. Aqui, comer é relembrar, reconectar, celebrar.
Quem vai dar mais sabor:
Sea Lanches (@seacomidasdomar)
Kefi Grego (@kefi_grego)
Sports Burguer (@sportsburguer_)
Papa Fritas (@papafritas)
Pizzaria Cabral (@pizzariacabral)
Sucréepe (@sucreepe)
Botequim da Poica (@botequimdapoica)
Dry Foods (@dryfoods)
Xosqui (@churrascodoxosqui)
Divina Gula (@divinagulabr)
Churrasquinho do Xosqui
2. Feira da Sereia
Como uma rede de maré cheia de talento, a Feira da Sereia homenageia a Praia da Sereia e reúne artistas visuais, designers, ilustradores e artesãos alagoanos. Camisetas autorais, cerâmicas, quadros, bordados, pôsteres, bolsas e acessórios — tudo com identidade e produção local, valorizando o fazer manual. Um espaço para circular, conversar, comprar de quem cria e levar pra casa um pedacinho do nosso imaginário.
3. Oficina do Carro Quebrado
Homenagem irreverente à ginga criativa do alagoano, esse espaço recebe oficinas artísticas especiais para quem quer aprender, trocar e se inspirar. Todas serão ministradas por artistas locais, com atividades acontecendo ao vivo durante o evento — mas com inscrição antecipada, viu?
Mirante do Gunga com música
4. Mirante do Gunga
Espaço dedicado à música autoral, com artistas que contam histórias por meio de canções, palavras e instrumentos. No Mirante do Gunga, a arte encontra o horizonte — e o público se encontra na voz de quem canta a terra, o mar e os encontros. É respiro, pausa e encanto. O palco vai trazer de tudo um pouco: samba, MPB, reggae e muito mais — tudo com nosso sotaque e nossa potência.
5. Cânions da Diversão
Área dedicada às crianças e às famílias. Inspirado na grandiosidade dos Cânions do São Francisco, esse espaço é profundo em leveza e riso solto. Vai ser diversão do começo ao fim!
6. Exposição do Mutum de Alagoas
O retorno do mutum ao nosso estado — após quase desaparecer — é o símbolo perfeito pra falar sobre preservação, pertencimento e reconstrução da memória alagoana. A exposição, em formato visual e sensorial, reúne obras de artistas locais que sobrevoaram Alagoas ao lado do mutum, retratando paisagens, resistências e encantos. Um mergulho poético na beleza (e urgência) do que é nosso.
7. Bar do Rio Gelado
Chope da Deodora no Festival
O ponto de encontro da festa! Um bar coletivo com rótulos autorais, drinks criativos, cachaças locais e, claro, muito chope artesanal da Cervejaria Deodora, gelado no ponto certo. Inspirado nas águas tranquilas e energizantes de Jequiá da Praia, o Bar do Rio Gelado vai refrescar até a alma.
Bife de choriso do Dry Foods
📍 Festival Alagoaníssimo 2025
📅 18 e 19 de julho 🕓 16h às 22h
📍 Praça Vera Arruda – Maceió/AL
🎟 Entrada gratuita
🔗 @cervejariadeodora @deodoraproducoes

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas