Festival Nordeste Cantat transforma Maceió na capital do canto coral em setembro

Publicado em 04/09/2025, às 12h15
Maceió será a capital do canto coral entre os dias 11 e 13 de setembro de 2025 - Foto: Divulgação
Maceió será a capital do canto coral entre os dias 11 e 13 de setembro de 2025 - Foto: Divulgação

Por Redação com assessoria

Entre os dias 11 e 13 de setembro, Maceió será palco do XXIII Nordeste Cantat, um dos mais importantes festivais de canto coral do país. O evento, que chega à sua 23ª edição, reunirá mais de 30 grupos do Brasil e do exterior em apresentações gratuitas distribuídas entre o Centro de Inovação do Jaraguá, o Complexo do Teatro Deodoro e o Mercado das Artes 31. O festival é promovido pela Federação Alagoana de Coros (FAC) e tem caráter não competitivo, voltado ao intercâmbio artístico e à valorização do canto coral.

Neste ano, o festival presta homenagem à cantora Elis Regina, que completaria 80 anos em 2025. Os grupos participantes apresentarão repertórios variados com arranjos inspirados em canções eternizadas por Elis, em formações que incluem coros infantis, juvenis, adultos, mistos e da melhor idade.

A programação principal acontece nos dias 11 e 12, a partir das 18h20, no Centro de Inovação do Jaraguá, e se encerra no sábado, dia 13, às 17h30, no Teatro Deodoro. Já a Mostra Paralela, que amplia o acesso do público ao festival, será realizada nos dias 11 e 12, às 17h, no Mercado das Artes 31, no bairro de Jaraguá.

Entre os destaques da programação estão o Coral da Fundação Joaquim Nabuco (PE), o Madrigal Cameria do Instituto Federal do Espírito Santo (ES), o Coral da Secretaria da Fazenda do Amazonas (AM), além de diversos coros alagoanos, como o Coro da SEFAZ-AL, o Coral do Poder Judiciário de Alagoas, o Coretfal (IFAL) e o Coro Rugas de Ouro.

Para o maestro André Sousa, presidente da FAC, o Nordeste Cantat é mais do que um festival: é um espaço de fortalecimento da prática coral e de troca de experiências entre regentes e cantores. “A cada edição, reafirmamos o papel do canto coral como expressão cultural e artística, promovendo inclusão, formação e encantamento através da música”, destaca.

Com entrada gratuita em todos os dias, o festival reforça o papel de Maceió como referência nacional na cena coral e aposta na democratização do acesso à música.

Mais informações estão disponíveis pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (82) 98822-7274.

Gostou? Compartilhe