Fifa confirma potes do sorteio da Copa do Mundo de 2026; veja

Publicado em 25/11/2025, às 17h36
Divulgação/Fifa
Divulgação/Fifa

Por CNN Brasil

A Espanha não poderá enfrentar a Argentina e a França não poderá jogar contra a Inglaterra antes da final da Copa do Mundo, conforme anunciado pela FIFA, que visa garantir um equilíbrio competitivo no torneio de 48 seleções.

As seleções cabeças de chave, incluindo Espanha, Argentina, França e Inglaterra, estarão em lados opostos da chave, mesmo que não vençam seus grupos, o que limita seus confrontos até as semifinais.

O sorteio da Copa do Mundo de 2026 ocorrerá em 5 de dezembro em Washington, com a tabela de jogos sendo divulgada no dia seguinte, enquanto o torneio começará em 11 de junho e a final está marcada para 19 de julho em Nova Jersey.

Resumo gerado por IA

A Espanha não poderá enfrentar a Argentina e a França não enfrentará a Inglaterra antes da final da Copa do Mundo, desde que vençam seus grupos, após a Fifa anunciar nesta terça-feira (25) o procedimento do sorteio.

A regra visa manter o equilíbrio competitivo no formato expandido de 48 seleções, garantindo que a equipe número um do ranking (Espanha) e a número dois (Argentina, atual campeã mundial) estejam em lados opostos da chave, com o mesmo se aplicando à terceira (França) e à quarta (Inglaterra).

Mesmo que essas equipes não vençam seus grupos, os quatro países cabeças de chave não poderão se enfrentar até as semifinais.

O sorteio da Copa do Mundo de 2026 acontecerá em 5 de dezembro, em Washington, e a tabela atualizada dos jogos, incluindo estádios e horários de início, será divulgada no dia 6.

Canadá, México e Estados Unidos, países-sede do Mundial, estão no Pote 1, que inclui Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha.

O Pote 2 é composto por Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália.

O Pote 3 incluirá Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul.

O Pote 4 será composto por Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia e os quatro vencedores da repescagem europeia, além dos dois classificados do playoff mundial.

Aplicam-se restrições de confederação, não sendo permitido que um grupo tenha mais de uma equipe da mesma região, exceto a Uefa, que tem 16 representantes e pode colocar até duas equipes em um grupo.

O torneio nos Estados Unidos, México e Canadá começa em 11 de junho, com a final marcada para 19 de julho, em Nova Jersey.

Veja os potes do sorteio da Copa do Mundo 2026

  • Pote 1: Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha;
  • Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália;
  • Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul;
  • Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, os quatro vencedores da repescagem europeia e os dois classificados da repescagem mundial.

Gostou? Compartilhe