por Theo Chaves
Publicado em 06/10/2025, às 21h01
Foi lançado oficialmente nesta segunda-feira (6) o Filmaê, projeto que tem como objetivo promover oportunidades de formação e profissionalização em comunicação pública para jovens de Alagoas.
LEIA TAMBÉM
O evento aconteceu no Centro Cultural Arte Pajuçara, em Maceió, e reuniu os jovens participantes, suas famílias e parceiros institucionais, além da presença do secretário de Comunicação Social do Governo do Estado de Alagoas, Wendel Palhares.
Em entrevista ao TNH1, Wendel Palhares destacou a importância do projeto tanto para o fortalecimento da comunicação social quanto para a promoção da inclusão do cidadão nesse processo.
"Esse projeto do Filmaê já vinha sendo pensado há muito tempo. Quando se faz uma política de comunicação pública, muitas vezes se tem a percepção de que a publicidade serve apenas para promover o próprio governo do estado. No entanto, ao inovar e entregar ao cidadão o direito de fazer a propaganda do Governo do Estado à sua maneira, contando a história com seu próprio olhar , quem ganha é tanto o governo quanto o cidadão, disse Wendel.
Ainda segundo o secretário, o Filmaê deve abrir portas para que a população faça, cada vez mais, parte da comunicação do Governo de Alagoas.
"Hoje estamos fazendo história, pois este projeto já é uma referência na América Latina como um programa de educação midiática, inserção e participação social na comunicação. Ele nos leva a pensar em novas possibilidades. No próximo ano, por exemplo, podemos querer que o Filmaê seja realizado pela população indígena, pelos quilombolas, pelas mulheres", finalizou.
Lucas Aureliano, que tem 25 anos e é de Matriz de Camaragibe, região norte de Alagoas, foi selecionado para o projeto. Ele destacou a importância do programa para a fomentação da cultura.
"É uma oportunidade excelente. A gente teve mais que uma prática. Nós tivemos as aulas técnicas e, agora, estamos fazendo o lançamento de tudo o que a gente produziu. A partir de hoje eu sei que o meu nome está registrado dentro dos dados de cenografia de Alagoas. Isso é muito enriquecedor, principalmente para a cultura, né. Eu sou um homem preto, periférico e que veio do norte para trabalhar na capital", finalizou Lucas.

O Filmaê é uma iniciativa do Governo de Alagoas, através das Secretaria de Comunicação de Alagoas (Secom), em parceria com a Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).
O projeto nasce como continuidade do Digaê!. Ao todo, 24 jovens de diferentes comunidades da capital alagoana foram selecionados para participar.

+Lidas