Filme brasileiro está entre os preferidos do ano de Barack Obama

Publicado em 19/12/2025, às 10h30
Netflix
Netflix

Por Folhapress

Barack Obama incluiu 'O Agente Secreto', de Kleber Mendonça Filho, em sua lista de filmes favoritos do ano, destacando sua relevância no cenário cinematográfico atual e sua possível indicação ao Oscar.

O filme, que se passa durante a ditadura militar no Brasil, é um dos finalistas para melhor filme internacional e direção de elenco, enquanto Wagner Moura é considerado um forte candidato a melhor ator, após sua indicação ao Globo de Ouro.

A produção também recebeu indicações históricas, sendo a primeira vez que um filme brasileiro é nomeado a melhor filme de drama no Globo de Ouro, além de ser a nona vez que o Brasil é lembrado na categoria de filme em língua não inglesa no Oscar.

Resumo gerado por IA

Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, incluiu "O Agente Secreto", dirigido por Kleber Mendonça Filho, em sua tradicional lista de filmes favoritos do ano.

Obama também mencionou longas como "Uma Batalha Após a Outra", de Paul Thomas Anderson, "Foi Apenas Um Acidente", de Jafar Panahi, e "Valor Sentimental", de Joachim Trier  - todos eles cotados para ganhar uma indicação a melhor filme no Oscar.

"O Agente Secreto" está entre os finalistas que disputam uma das indicações ao Oscar de melhor filme internacional e de direção de elenco - categoria nova na premiação americana.

Além disso, Wagner Moura é visto como um dos nomes mais fortes para ganhar uma indicação a melhor ator.

O artista foi indicado a melhor ator de drama no Globo de Ouro, sendo a primeira vez que um homem brasileiro é indicado nesta categoria. Já a produção foi indicada a melhor filme —feito inédito para o Brasil— e melhor filme em língua não inglesa - a nona vez que o país entra na lista, após "Ainda Estou Aqui" ter sido lembrado no ano passado.

NEON

"O Agente Secreto" é um thriller que se passa em dois tempos, mas a ação principal acontece em 1977, durante a ditadura militar. No tempo atual, duas pesquisadoras ouvem fitas cassetes com conversas gravadas dos personagens daquela época e tentam desvendar o destino de Marcelo, personagem de Wagner Moura que chega a Recife dirigindo um Fusca amarelo no meio de um carnaval.

Em Recife, Marcelo se junta a um grupo de refugiados após ser ameaçado de morte por um empresário ligado ao governo. Com outra identidade, ele busca respostas do seu passado e luta para sobreviver.

Gostou? Compartilhe