Barack Obama incluiu 'O Agente Secreto', de Kleber Mendonça Filho, em sua lista de filmes favoritos do ano, destacando sua relevância no cenário cinematográfico atual e sua possível indicação ao Oscar.
O filme, que se passa durante a ditadura militar no Brasil, é um dos finalistas para melhor filme internacional e direção de elenco, enquanto Wagner Moura é considerado um forte candidato a melhor ator, após sua indicação ao Globo de Ouro.
A produção também recebeu indicações históricas, sendo a primeira vez que um filme brasileiro é nomeado a melhor filme de drama no Globo de Ouro, além de ser a nona vez que o Brasil é lembrado na categoria de filme em língua não inglesa no Oscar.
Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, incluiu "O Agente Secreto", dirigido por Kleber Mendonça Filho, em sua tradicional lista de filmes favoritos do ano.
LEIA TAMBÉM
Obama também mencionou longas como "Uma Batalha Após a Outra", de Paul Thomas Anderson, "Foi Apenas Um Acidente", de Jafar Panahi, e "Valor Sentimental", de Joachim Trier - todos eles cotados para ganhar uma indicação a melhor filme no Oscar.
"O Agente Secreto" está entre os finalistas que disputam uma das indicações ao Oscar de melhor filme internacional e de direção de elenco - categoria nova na premiação americana.
Além disso, Wagner Moura é visto como um dos nomes mais fortes para ganhar uma indicação a melhor ator.
O artista foi indicado a melhor ator de drama no Globo de Ouro, sendo a primeira vez que um homem brasileiro é indicado nesta categoria. Já a produção foi indicada a melhor filme feito inédito para o Brasil e melhor filme em língua não inglesa - a nona vez que o país entra na lista, após "Ainda Estou Aqui" ter sido lembrado no ano passado.
"O Agente Secreto" é um thriller que se passa em dois tempos, mas a ação principal acontece em 1977, durante a ditadura militar. No tempo atual, duas pesquisadoras ouvem fitas cassetes com conversas gravadas dos personagens daquela época e tentam desvendar o destino de Marcelo, personagem de Wagner Moura que chega a Recife dirigindo um Fusca amarelo no meio de um carnaval.
Em Recife, Marcelo se junta a um grupo de refugiados após ser ameaçado de morte por um empresário ligado ao governo. Com outra identidade, ele busca respostas do seu passado e luta para sobreviver.
+Lidas