Publicado em 01/08/2025, às 14h00
Agosto chegou e já tem alertas de chuva emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) para o final de semana em Alagoas.
LEIA TAMBÉM
"As rodadas mais recentes das condições meteorológicas indicam possibilidade de chuva de intensidade fraca a moderada para as regiões ambientais do Litoral (destaque para a parte sul da região), incluindo a região metropolitana de Maceió, Zona da Mata e Baixo São Francisco do Estado de Alagoas durante o sábado (02/08/2025), se estendendo pelo menos até segunda-feira (04/08/2025). No restante do estado há previsão de possibilidade de chuva com menor intensidade", diz a Semarh.
O alerta laranja do Inmet foi disparado para 22 cidades de Alagoas, é válido para todo o sábado e vai até às 10h do domingo, 3. "Pode chover entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia e há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em cidades com tais áreas de risco", cita o instituto. (Veja a lista no fim da matéria)
Segundo a Semarh, a atuação de cavados em baixos e médios níveis da atmosfera, sobre o Oceano Atlântico na costa leste da região Nordeste do Brasil, está favorecendo a formação de áreas de nebulosidade convectiva e o escoamento em baixos níveis.
"Há previsão de chuva de intensidade fraca a moderada no Estado de Alagoas. Atenção especial para as regiões do Litoral, (incluindo a região metropolitana de Maceió), Zona da Mata e Baixo São Francisco".
Já o alerta amarelo do Inmet, que é o de menor nível do Inmet, abrange 50 municípios alagoanos. Pode chover entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia nessas áreas.
"Ocorrência de chuva de intensidade fraca à moderada que pode gerar acumulados significativos em pontos isolados de Alagoas. Há risco para alagamentos, principalmente em áreas com deficiência de drenagem urbana. Caso as chuvas persistam aumenta o risco para deslizamentos de terra em áreas de encosta", completa a Semarh.
Cidades listadas no alerta laranja:
Cidades listadas no alerta amarelo:
+Lidas