O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, se manifestou nesta segunda-feira (9) após o voto do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que defendeu a condenação de Jair Bolsonaro no julgamento da suposta trama golpista contra o resultado das eleições de 2022.
LEIA TAMBÉM
Flávio criticou duramente o posicionamento do relator e afirmou que não aceitará o resultado do julgamento. O parlamentar classificou o voto de Moraes como uma "encenação absurda".
Não vamos aceitar essa encenação absurda de Alexandre de Moraes.
— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) September 9, 2025
Sentença não é um livro autoral dele, é preciso ter provas, nexo causal, respeito às leis e à CF/88, tudo que não existe nesse pseudo-processo.
SOMOS TODOS BOLSONARO pic.twitter.com/dQ0bmZ6Lvp
A defesa de Jair Bolsonaro deixou o local do julgamento e informou que só irá se pronunciar ao final da votação no Supremo.
O JULGAMENTO
O processo julgado pela Primeira Turma do STF envolve o chamado núcleo principal da suposta trama golpista, que, segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), tentou manter Jair Bolsonaro no poder e impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O relator, ministro Alexandre de Moraes, votou pela condenação de Jair Bolsonaro e de outros sete réus (veja os nomes mais abaixo) pelos seguintes crimes:
Os demais ministros da Turma, Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin (presidente do colegiado), ainda vão apresentar seus votos.
Além de Jair Bolsonaro, a Primeira Turma também julga:
+Lidas