A ação integrada entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL) e o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) resultou, nesta terça-feira (9), na deflagração da Operação Infortúnio em Maceió. Até o momento, sete pessoas foram detidas, sendo duas delas em flagrante.
LEIA TAMBÉM
O trabalho conduzido pelas Polícias Militar e Civil, e o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), cumpre 23 mandados judiciais no bairro do Benedito Bentes, com foco no combate ao tráfico de drogas e ao porte ilegal de armas de fogo.
Ao todo, estão sendo cumpridos 8 mandados de prisão e 15 de busca e apreensão, expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.
As investigações, conduzidas de forma conjunta pelo Gaeco, pela Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco) e pelo 5º Batalhão da Polícia Militar, apontaram a existência de uma organização criminosa atuante na região, responsável pelo abastecimento de entorpecentes no bairro.
Segundo os órgãos envolvidos, o nome da operação faz referência aos prejuízos e adversidades impostos à comunidade local pela atuação do grupo criminoso. “Infortúnio” simboliza o clima de insegurança e as dificuldades enfrentadas pela população diante das consequências do tráfico.
Força-tarefa mobilizada
Para garantir o cumprimento dos mandados, a operação conta com efetivo do 5º BPM, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Companhia de Policiamento de Choque, do Batalhão de ROTAM, do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv). Pela Polícia Civil, participam equipes da DRACCO, do CORE e da DNARC.
A SSP e o MPE reforçam que a população é uma importante parceira no enfrentamento ao crime e pode colaborar por meio de denúncias anônimas ao Disque Denúncia 181, serviço gratuito e com garantia de sigilo.
LEIA MAIS
+Lidas