Cultura

Fotógrafo radicado em AL, Roger Silva, lança o fotolivro Banzo no Arte Pajuçara

Assessoria | 09/11/21 - 10h41
O evento acontecerá no dia 13 de novembro e contará com uma programação que inclui: mostra fotográfica, apresentação musical, exibição de curtas e bate-papo com o autor | Foto: Divulgação

Em novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra, é embalado por essa atmosfera das pautas sobre a negritude que o Historiador e Fotógrafo, Roger Silva, escolheu o presente mês para marcar o lançamento do seu fotolivro Banzo. A obra se propõe a discutir sobre as dores e angústias que a população preta e periférica enfrenta até os dias atuais. No próximo dia 13 de novembro, às 14:00h, acontecerá o lançamento oficial no Centro Cultural Arte Pajuçara, o evento também contará com uma mostra fotográfica, apresentação de voz e violão com Karine Moura, exibição do curta-metragem de Banzo, vencedor do Banese Cultural, e do curta-metragem documentário “Angola Palmares: Dialogando com o Grande Quilombo”, além de uma roda de conversa com o autor.

O fotolivro Banzo foi desenvolvido ao longo de um ano, é o desdobramento da série de autorretratos que teve reconhecimento nacional, na edição brasileira do renomado jornal espanhol “EL PAÍS”, a obra de Roger Silva foi a vencedora do concurso de fotojornalismo promovido pelo veículo em parceria com a editora Artisan Raw Books, apoiado pelo Favela em Pauta. As imagens que levam a assinatura do pernambucano radicado em Alagoas há 16 anos são contribuições expressivas para causas muitas vezes encobertas pela estrutura social vigente no Brasil.

O termo banzo era usado pelos africanos escravizados quando queriam dizer que estavam com saudades da sua terra natal, tristeza essa que era lapidada por força, já que entregar-se a esse amargor profundo também era uma forma de resistência. Todo o conceito da obra, processo criativo e reflexões trazidas no fotolivro vão ser apresentados em um bate-papo com o autor, sobre o tema: “Consciência negra na produção fotográfica alagoana. Que consciência?”, na ocasião o público poderá ter contato com a obra e vai interagir diretamente com Silva, em um cenário intimista e marcado por troca de vivências. A fotógrafa Gabi Coelho, que participou da curadoria de Banzo também irá contribuir no painel.  

Sobre a tarde de lançamento o fotoartista reforça: “É bastante simbólico lançar o fotolivro Banzo no mês da Consciência Negra, é uma forma de dizer que entendo a importância da data e de quem lutou para que ela exista. Nós pretos não chegamos até aqui de forma leve e sublime, são séculos de muito suor, lágrimas e sangue derramados em nome da nossa luta por liberdade. Ter Banzo ocupando esse espaço é sinal que não podemos perder a esperança, nem podemos nos acostumar com censura e o silenciamento imposto pelo racismo estrutural”, conclui.

Encorpando ainda mais o evento, será exibido o curta-metragem documentário “Angola Palmares: Dialogando com o Grande Quilombo”, dirigido por Benival Farias. O curta fala sobre a relação da capoeira com a terra de Zumbi, compondo mais uma edição do Cine Cidadão promovido pelo Cine Arte Pajuçara. O lançamento do fotolivro Banzo e todas ações incorporadas nesse projeto, nos dará a possibilidade de debates e reflexões sobre questões ligadas à negritude. E toda comunidade alagoana está convidada para participar desse momento.

Programação iniciada às 14:00h, contendo:

– Apresentação musical voz e violão com Karine Moura.

– Exibição do curta-metragem “Banzo”, vencedor do Banese Cultural.

– Exibição do filme curta-metragem documentário “Angola Palmares: Dialogando com o Grande Quilombo”.

– Bate-papo com o fotoartista Roger Silva (Autor do Fotolivro Banzo) e a fotógrafa Gabi Coelho (que integrou a Curadoria do Fotolivro Banzo).

– Encerramento e momento para autógrafos do fotolivro.

Serviço:

Entrada: Gratuita (os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Centro Cultural Arte Pajuçara, a partir das 13h30)

Data: 13/11/21

Local: Centro Cultural Arte Pajuçara,

O fotolivro Banzo estará disponível para venda no evento por R$ 59,90 e pode ser adquirido em todos os cartões de crédito, em espécie ou via PIX.

Mais informações: 82 99803.8233 | 82 99981.9158