O árbitro assistente do quadro de arbitragem da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Hugo Agostinho Chaves da Paixão, é acusado de agredir a ex-namorada, Joice de Souza, de 22 anos, que atua como zagueira pelo Manaus, no Campeonato Amazonense Feminino. A denúncia foi feita pela própria jogadora em seu perfil nas redes sociais nesta segunda-feira (08).
LEIA TAMBÉM
Ao ge, Joice contou que registrou o Boletim de Ocorrência contra Hugo na Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher, além de realizar um exame de corpo de delito.
Segundo os relatos de Joice, os dois tiveram um relacionamento que durou três meses e que chegou ao fim quando a jogadora decidiu terminar após a relação ter começado a ficar "tóxica".
Segunda ela, quando tentou pegar alguns pertences na casa onde os dois moravam, foi agredida por Hugo com murros e tapas, além de tentar enforcá-la.
Natural de Borba (a 172 quilômetros de Manaus), o árbitro assistente, de 28 anos, faz parte do quadro de arbitragem da FAF e apita jogos do Campeonato Amazonense Masculino e Feminino, além da Série D do Campeonato Brasileiro.
A reportagem do ge tentou contato com Hugo, mas não conseguiu retorno até a publicação dessa matéria.
Federação se pronuncia
A Federação Amazonense de Futebol (FAF) se pronunciou por meio de nota e informou que o árbitro Hugo Agostinho Chaves da Paixão está preventivamente suspenso de suas atividades enquanto os fatos são apurados. Além disso, afirmou que irá comunicar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre a suspensão, para que as medidas cabíveis em âmbito nacional possam ser aplicadas.
O Manaus se pronunciou por meio de nota. Disse que o clube presta assistência jurídica e psicológica para atleta e repudia quaisquer atitudes de violência. Confira a nota na íntegra:
O Manaus Futebol Clube vem a público informar que recebemos, na manhã desta segunda-feira (08/09), a informação de que uma de nossas atletas teria sido agredida por um ex-companheiro, também ligado ao meio esportivo amazonense.
O Gavião Real repudia veementemente quaisquer atitudes de violência. Estamos acompanhando o caso de perto, por meio de nossa Assessoria Jurídica e nosso Departamento de Psicologia, prestando total apoio à atleta e família neste momento.
Giovanni Alves
Presidente do Manaus FC
Luis Mitoso
Presidente de Honra do Manaus FC
Além da nota, o presidente do clube, Luís Mitoso, que também é vereador, fez um comunicado parlamentar, durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira (08), na Câmera Municipal.
- Uma atleta chamada Joice de Souza dos Santos, integrante da nossa equipe feminina, foi agredida brutalmente por seu companheiro. Então peço que venham as vereadoras mulheres para que se possível trazer e levar esse caso a uma discussão maior, porque as agressões contra mulheres a gente tem visto que tem crescido e temos que tomar as providências no sentindo de divulgar - disse.
Confira a nota da FAF na íntegra:
A Federação Amazonense de Futebol (FAF), por meio de sua Comissão de Arbitragem, reafirma seu compromisso inegociável com os princípios da inclusão, valorização e proteção das mulheres em todos os seus quadros, especialmente na arbitragem.
A FAF acredita na importância da representatividade e do protagonismo feminino no futebol, e trabalha diariamente para promover um ambiente seguro, respeitoso e igualitário para todas as mulheres.
Não toleramos qualquer forma de violência ou desrespeito. Toda e qualquer denúncia envolvendo condutas incompatíveis com esses valores será tratada com o máximo de seriedade e rigor.
Diante das denúncias recebidas, informamos que o árbitro Hugo Agostinho Chaves da Paixão, está preventivamente suspenso de suas atividades enquanto os fatos são devidamente apurados. A Federação também comunicará a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre a suspensão, para que esteja ciente e possa adotar as medidas cabíveis em âmbito nacional.
Seguiremos firmes no compromisso de proteger, acolher e promover as mulheres dentro e fora de campo.
+Lidas