Fraude em concurso do TRT é alvo de operação da PF em Alagoas e mais 2 estados

Publicado em 15/09/2017, às 11h24

Por Redação

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta (15) a operação Porta dos Fundos, que apura o esquema de fraude do concurso para provimento de cargos de analista e técnico do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (Amazonas e Roraima). São cumpridos mandados em Alagoas, Amazonas e Roraima.

As provas do concurso do TRT 11ª foram aplicadas dia 19 de fevereiro deste ano, nos turnos da manhã (Técnico Judiciário) e tarde (Analista Judiciário), nas cidades de Manaus/AM e Boa Vista/RR.

As investigações iniciaram na Superintendência Regional da PF no Amazonas em abril, mediante provocação da Fundação Carlos Chagas, organizadora do concurso.

No decorrer das investigações, apurou-se o possível envolvimento da organização criminosa investigada na Operação Gabarito, da Polícia Civil da Paraíba.

Além dos integrantes da organização criminosa, foram identificados ainda cinco candidatos supostamente beneficiados pelo esquema: três classificados nos cargos de técnico e analista judiciário – área administrativa,e outros dois classificados no cargo de técnico judiciário – área administrativa.

Nesta fase, a Polícia Federal cumpre seis mandados de busca e apreensão e seis mandados de condução coercitiva nos Estados do Amazonas, Roraima e Alagoas.

Os investigados respondem pelos crimes de constituição de organização criminosa (art. 2º da Lei nº.12.850), associação criminosa (art. 288 do CP) e fraude em certame de interesse público (art. 311-A do CP).

“Porta dos Fundos” é a expressão popular utilizada para designar uma atividade ou ação que queira ser escondida ou que seja de natureza escusa.

A Polícia Federal esclarece que não foram identificados indícios de participação de funcionários/servidores da Fundação Carlos Chagas ou do TRT 11ª Região no esquema fraudulento.

Gostou? Compartilhe