A poucas horas de atingir a costa do Texas, nos Estados Unidos, o furacão Harvey foi elevado para a categoria 4 na escala Saffir-Simpson (que vai até 5), com ventos entre 210 e 249 km/h. O furacão ganhou força na tarde desta sexta-feira, 25.
LEIA TAMBÉM
Diante do temor de chuvas fortes e inundações, o governador do Texas, Greg Abbott, pediu ao presidente americano, Donald Trump, que declare estado de catástrofe natural e envie recursos federais ao Estado. A Casa Branca estuda a medida. Abbott advertiu que Harvey era um furacão muito complexo e perigoso e sua chegada poderia provocar um “grande desastre”.
Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), Harvey é o primeiro furacão de grande escala a atingir costa americana nos últimos 12 anos. Em 2005, a região sofreu danos severos com o Rita e o Katrina. Mais de 1,4 milhão de pessoas receberam alertas para a tempestade, que deve provocar inundações de até 60 centímetros e ondas de mais de 3,5 metros. As inundações causadas pela tempestade, segundo o NHC, devem ser “devastadoras”.
As fortes chuvas, que talvez se prolonguem até a próxima semana, podem afetar partes do sul, centro e leste do Texas e o vale do Mississippi. Declarar o estado de catástrofe permitirá desbloquear recursos federais antes mesmo que Harvey toque a costa do Texas na madrugada de sexta para sábado, lembrou o assessor do governador, Tom Bossert.
O presidente Donald Trump disse estar em coordenação com autoridades regionais e que proverá a assistência necessária. Ele recomendou que os moradores do litoral do Texas sigam as recomendações de segurança e desejou sorte a eles. O presidente deve visitar o Estado no começo da semana que vem, quando a tempestade já deve ter se dissipado.
Pela manhã, moradores de cidades costeiras na rota do Harvey estavam sendo orientados a deixar suas casas. “A todos que ainda não abandonaram (a cidade), por favor façam isso logo”, disse o prefeito de Portland, Ted Wheeler Em Port Aransas e Corpus Christi, também ocorriam deslocamentos e preparativos para a chegada da tempestade.
+Lidas