Johanisson Carlos Lima Costa, coordenador da equipe de base do Clube de Regatas Brasil, foi assassinado com um tiro na cabeça enquanto aguardava transporte para o trabalho em Maceió, gerando comoção no meio do futebol alagoano.
O crime, que foi registrado por câmeras de segurança, mostra um homem em bicicleta se aproximando e atirando na vítima, enquanto a polícia investiga a possível participação de uma mulher que estava próxima ao local no momento do assassinato.
A Polícia Civil descartou a hipótese de latrocínio, tratando o caso como homicídio, e a Federação Alagoana de Futebol decretou luto de três dias, com clubes rivais prestando condolências e suspendendo atividades em respeito à vítima.
Johanisson Carlos Lima Costa tinha 33 anos quando foi executado com um tiro na cabeça quando esperava uma transporte para ir ao trabalho. Ele era coordenador da equipe de base do Clube de Regatas Brasil e, no momento em que foi morto, aguardava um transporte no bairro da Santa Lúcia, em Maceió, para ir ao CT Ninho do Galo, na Barra de São Miguel.
LEIA TAMBÉM
O caso foi registrado na manhã dessa sexta-feira, 23, e causou grande comoção no meio do futebol. Informações iniciais dão conta de que o homem não tinha inimizades. À TV Pajuçara, o sargento Rocha, que esteve no flagrante, disse que, segundo a família, ele era um bom filho, era rotineiro e ia para o trabalho toda manhã de van.
EXECUÇÃO FLAGRADA
O assassinato foi flagrado por câmeras de segurança da região, que registra Johanisson caminhando pela calçada, no momento em que um homem em um bicicleta se aproxima e atira. Após a vítima cair, aparentemente já sem vida, o suspeito faz a volta na bicicleta e foge do local.
Em outras imagens, divulgadas pela Polícia Civil, aparece uma mulher falando ao telefone no momento em que Johanisson passa na frente de um prédio, antes de ser assassinado. A polícia investiga se essa mulher teria participação no crime.
Já um outro vídeo mostra que o atirador abandona a bicicleta usada no crime, agora investigado como homicídio, e sobe na garupa de uma moto. Antes, o condutor do veículo, de capacete, aparece com a moto estacionada em uma rua e à espera do autor do crime. A ação dura poucos segundos, e a dupla deixa o local.
LATROCÍNIO DESCARTADO
Inicialmente, no momento do flagrante, a Polícia Militar informou que o caso poderia ser um latrocínio - que se trata de roubo seguido de morte. No entanto, a Polícia Civil informou que, durante o crime, nenhum bem da vítima foi levado, mesmo depois do assassinato. Logo, o caso está sendo tratado como homicídio, com características de execução.
Em entrevista à TV Pajuçara, a coordenadora da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Tacyane Ribeiro, disse que as todas possíveis motivações estão sendo investigadas, sem descartar nenhuma linha até o momento. As câmeras vão ajudar a identificar os suspeitos do crime, incluindo o atirador, a mulher filmada próxima da vítima, e o motociclista que foi o piloto de fuga.
"A atitude [da mulher] é um tanto quanto suspeita. Ela aparece nas imagens por volta das 6h01, se esconde e quando a vítima passa, por volta das 6h05, ela passa a seguir a vítima. E mais na frente, a vítima é executada por um indivíduo que estava numa bicicleta e o surpreende por trás efetuando um disparo na cabeça. A intenção da polícia com a divulgação dessas imagens é justamente pedir o apoio da população de que se souberem quem são esses indivíduos, seja o homem ou a mulher, que possa fazer a denúncia no 181 para que a gente possa avançar nas investigações", completou.
O Disque-Denúncia (telefone 181) é gratuito e todas as ligações são anônimas.
COMOÇÃO NO FUTEBOL ALAGOANO
A morte de Johanisson trouxe grande comoção no futebol alagoano. Ainda na sexta, o CRB emitiu uma nota de pesar, suspendeu as atividades das categorias de base por tempo indeterminado e cancelou um encontro entre torcedores e o elenco principal, que aconteceria antes do clássico deste sábado contra o CSA.
A Federação Alagoana de Futebol (FAF) também divulgou uma nota, e decretou luto de três dias. Além disso, também anunciou que será observado um minuto de silêncio antes do início de todas as partidas da 5ª rodada do Campeonato Alagoano.
Confira as notas na íntegra:
CRB
É com profundo pesar que o Clube de Regatas Brasil comunica o falecimento de Johanisson Lima, conhecido carinhosamente como Joba, coordenador das categorias de base do CRB, ocorrido na manhã desta sexta-feira (23), aos 33 anos.
Ao longo de sua trajetória no Clube, em 5 anos, Johanisson exerceu papel relevante no desenvolvimento das categorias de base, contribuindo de forma direta para a formação esportiva e humana de jovens atletas, bem como para conquistas importantes alcançadas no período. Seu trabalho foi marcado pelo compromisso e pela dedicação com o futuro do Galo de Campina.
Regatiano de coração, mantinha uma relação de amizade com atletas, profissionais e colaboradores do Clube, sendo reconhecido pela disponibilidade em ajudar e pelo espírito coletivo que sempre demonstrou no exercício de suas funções.
Diante das circunstâncias de sua morte, o Clube de Regatas Brasil informa que acompanha com atenção os desdobramentos das investigações conduzidas pelas autoridades competentes.
Neste momento de luto, o CRB manifesta solidariedade aos familiares, amigos, atletas, colaboradores e torcedores, expressando seus sentimentos e desejando força a todos diante desta perda irreparável.
FAF
A Federação Alagoana de Futebol (FAF) manifesta profundo pesar pelo falecimento de Johanisson Lima, conhecido como Joba, supervisor das categorias de base do Clube de Regatas Brasil, ocorrido nesta sexta-feira (23).
Em respeito à sua memória, a FAF decreta luto oficial de três dias. Além disso, será observado um minuto de silêncio em todos os jogos da 5ª rodada do Campeonato Alagoano SportyBet 2026, incluindo o Clássico das Multidões, entre CSA x CRB, que será disputado neste sábado (24).
Neste momento de dor, a FAF se solidariza com os familiares, amigos, colegas de trabalho e com toda a comunidade regatiana, desejando força e conforto para enfrentar essa perda irreparável.
Descanse em paz, Joba.
E, demonstrando que a rivalidade fica apenas dentro de campo, seis dos outros sete clubes que disputam a primeira divisão do estadual também prestaram condolências aos familiares e amigos de Johanisson em seus canais oficiais de comunicação. O Penedense compartilhou o post de luto da FAF, enquanto que o Murici Sport Clube não fez publicação.
Veja os posicionamentos a seguir:
CSA
O CSA lamenta, com profunda tristeza, a morte de Joba, vítima de um ato brutal de violência. Hoje, o futebol se cala diante da dor. Não existe rivalidade que seja maior do que o valor de uma vida. Nossa solidariedade aos familiares, amigos e todos que sofrem com essa perda irreparável.
ASA
A Agremiação Sportiva Arapiraquense manifesta profundo pesar pelo falecimento do supervisor das categorias de base do CRB. Neste momento de dor, nos solidarizamos com familiares, amigos, atletas, comissão técnica e toda torcida, desejando força, conforto e serenidade para enfrentar essa perda irreparável. Que Deus conforte a todos.
CSE
O CSE lamenta profundamente o falecimento de Joba, vítima de um ato de violência injustificável. Neste momento de luto, deixamos de lado as cores e as competições para nos unir em respeito à vida, o futebol perde o brilho diante de tamanha dor. Não existe rivalidade que supere o valor de uma vida. Expressamos nossa total solidariedade aos familiares, amigos e a toda a comunidade esportiva que sofre com esta perda irreparável. Que a justiça seja feita e a paz prevaleça!
Coruripe
A Associação Atlética Coruripe manifesta profundo pesar pelo falecimento de Johanisson Lima, conhecido como Joba, supervisor das categorias de base do Clube de Regatas Brasil. Joba foi vítima de um ato de violência na manhã desta data, quando se dirigia ao trabalho. Sua morte representa uma perda irreparável para o futebol alagoano, especialmente para a formação de jovens atletas, área à qual dedicou sua trajetória com profissionalismo, compromisso e humanidade Neste momento de imensa dor, a Associação Atlética Coruripe se solidariza com os familiares, amigos, colegas de profissão, atletas e com toda a comunidade do Clube de Regatas Brasil. Que Deus conforte a todos e que a justiça prevaleça Nossos sentimentos.
Cruzeiro-AL
A Esporte Clube Cruzeiro Alagoano manifesta profundo pesar pelo falecimento de Johanisson Lima, conhecido como Joba, supervisor das categorias de base do Clube de Regatas Brasil, ocorrido nesta sexta-feira (23). Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares, amigos, colegas de trabalho e com toda a comunidade regatiana, desejando força e conforto para enfrentar essa perda irreparável. Descanse em paz, Joba.
LEIA MAIS
+Lidas