Maceió

Gabinete de Crise assegura assistência às famílias da área em risco de colapso

Secom Maceió | 30/11/23 - 10h26
Gabinete de Crise é formado por representantes de 16 órgãos municipais. | Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

Para resguardar vidas diante da iminência do colapso em uma das minas causadas pela extração de sal-gema pela Braskem no bairro do Mutange, o prefeito de Maceió, JHC, instalou nesta quarta-feira (29) um Gabinete de Enfrentamento de Crise composto por 16 órgãos municipais. O gabinete, criado em caráter de urgência, está atuando como uma grande força-tarefa para atendimento e mitigação dos transtornos das dezenas de famílias afetadas pelo desastre ambiental.

Entre as ações, destaque para a retirada preventiva das famílias das áreas de risco, nas regiões do Mutange e Bom Parto. Para atendimento ao público, a Prefeitura reforçou equipes de limpeza e manutenção em escolas, que serão temporariamente utilizadas como alojamento. Todas as unidades vão contar com reforço no abastecimento de água por meio de carros-pipa e também geradores de energia elétrica.

O deslocamento está sendo totalmente assistido pelo Poder Público Municipal, que destinou uma frota de 50 ônibus às regiões, já no final da tarde desta quinta.Ao menos 20 ambulâncias foram colocadas à disposição para eventuais emergências e as Unidades Básicas de Saúde (UBS') vão funcionar normalmente na sexta-feira, 1º de dezembro, independente do ponto facultativo.

Há ainda equipes de saúde descentralizadas nos pontos de apoio e um trabalho coordenado para monitoramento e regulação de pacientes que precisem ser levados às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Uma escala com 100 homens foi montada para a limpeza de todos os abrigos e entornos, com garantia de recolhimento diário de entulhos nesses pontos.

A segurança comunitária também será reforçada, com plantões e rondas 24 horas em todos os abrigos. Todo o efetivo da Assistência Social foi convocado e foram disponibilizados 5 mil colchões e kits dormitórios, e 3 mil kits de higiene pessoal e de limpeza, além de 15 mil refeições diárias, incluindo café da manhã, almoço e janta a cada um dos abrigados.

Os abrigos também vão receber animais domésticos e para isso será disponibilizado rações e será criado um local adequado para manutenção dos bichanos durante esse período.

Por fim, todos os servidores da Prefeitura de Maceió estão em regime de prontidão e há equipes de plantão com horários já previamente estabelecidos para atendimentos em todas as secretárias.