O ganho de peso na menopausa é muito comum. Existem alguns fatores como: hormônios, envelhecimento, estilo de vida e a genética que influenciam para esse aumento do peso. No entanto, a experiência da menopausa é altamente individual, e varia de mulher para mulher.
LEIA TAMBÉM
Ciclo de Vida da Mulheres
Existem períodos de mudança hormonal que ocorrem durante a vida de uma mulher. Estes ciclos incluem a pré-menopausa, perimenopausa e menopausa.
Pré-menopausa é o termo para a vida reprodutiva da mulher enquanto ela é fértil. Começa na puberdade com o primeiro período menstrual, e termina com o último. Esta fase dura cerca de 35 anos.
Perimenopausa, literalmente, significa “em torno da menopausa.” Durante este tempo, os níveis de estrogênio se tornam variáveis (aumentam e diminuem) e os níveis de progesterona começam a diminuir. Normalmente a mulher entra nessa fase depois dos 40 anos e costuma durar de 4 a 10 anos.
Os sintomas da perimenopausa (que se estendem também à menopausa) incluem:
A menopausa ocorre oficialmente quando a mulher já não menstruou mais durante os últimos 12 meses. A idade média da menopausa é 51 anos. Até então, ela é considerada perimenopausa.
Muitas mulheres experimentam seus piores sintomas durante esse período, mas outras acham que seus sintomas se intensificam no primeiro ano ou dois após a menopausa.
Desde a puberdade até a menopausa, as mulheres tendem a armazenar gordura em seus quadris, glúteos e coxas. Embora possa ser difícil de perder, este tipo de gordura não aumenta o risco de doenças.
Nesse período, o nível de progesterona vai diminuindo de forma constante e o estrogênio oscila entre níveis altos e baixos, ou seja, ocorre um desequilíbrio hormonal. Essas alterações nos níveis hormonais durante a transição da menopausa pode levar ao ganho de peso e ao aumento no risco de algumas doenças.
O ganho de peso nessa fase está ligado a vários fatores:
Evite fazer restrições calóricas nessa fase da vida: isso pode provocar a perda de massa muscular e uma nova descida da taxa metabólica.
Assim, enquanto dietas de poucas calorias podem resultar na perda de peso a curto prazo, seus efeitos sobre a massa muscular e taxa metabólica irão tornar mais difícil de manter o peso equilibrado a longo prazo. Além disso, essa perda da massa muscular pode conduzir a perda óssea, aumentando o risco de osteoporose.
Como prevenir o ganho de peso na fase da menopausa?
Mesmo com o ganho de peso sendo tão comum durante esse período, existem algumas medidas que você pode fazer para prevenir ou reverter isso.
Mesmo que a menopausa a coloque para baixo, lembre-se que o desconforto é um estado temporário. Esse período pode ser um desafio, tanto física como emocionalmente. No entanto, ter uma dieta nutritiva, fazer exercícios e ter um bom descanso pode ajudar a prevenir o ganho de peso e reduzir o risco de doenças. Tente aceitar as mudanças em seu corpo que inevitavelmente ocorrem com a idade, assim seu dia a dia vai se tornar melhor.
+Lidas