Goiaba gigante vira lanche para 20 pessoas e quase bate recorde mundial

Publicado em 20/02/2026, às 20h17
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Por G1

Uma moradora de Vianópolis, Goiás, surpreendeu ao colher uma goiaba de 1,412 kg, quase do tamanho de sua cabeça, que foi compartilhada com amigos em um piquenique. O fruto superou o recorde anterior da mesma planta, que era de 766 gramas, e chamou a atenção nas redes sociais.

O pé de goiaba, que nasceu de uma rachadura no chão cimentado do quintal, é cultivado com adubação orgânica, incluindo húmus de minhoca, o que contribui para a produção contínua de goiabas doces e crocantes. A planta já rendeu mais de cem mudas doadas à comunidade.

O casal que cultivou a goiaba planeja reivindicar o recorde mundial do Guinness, que atualmente é de 1,5 kg, e para isso, deverá seguir um processo de inscrição e comprovação. O fruto colhido ficou a apenas 89 gramas do recorde, gerando expectativa sobre a possibilidade de superá-lo.

Resumo gerado por IA

Uma moradora de Vianópolis, no sudeste de Goiás, chamou a atenção ao mostrar, em suas redes sociais, o tamanho de uma goiaba colhida no quintal da sua casa, no centro da cidade. O fruto, quase do tamanho da sua cabeça, pesava 1,412 kg e serviu para o lanche da família e dos amigos, às margens do lago da Serra da Mesa, em Niquelândia.

No vídeo publicado em seu perfil do Instagram, na quinta-feira (12), a confeiteira Risia Souza, de 49 anos, registrou a surpresa ao ver o fruto no pé e pesá-lo em seguida.

"Gente do céu. Olha o tamanho. O saquinho de proteção até abriu por causa do tamanho", disse.

Segundo ela, até então o maior fruto produzido no mesmo pé tinha sido de 766 gramas, ou seja, praticamente a metade do colhido desta vez.


Em entrevista ao g1, Risia contou que levou o fruto para o lago para dividi-lo com a família e alguns amigos que estavam passando o dia lá.

"Por ser uma goiaba bem grande, eu decidi dividir. Repartimos com umas 20 pessoas", contou.

Pé nasceu em rachadura

Em entrevista à TV Anhanguera, o empresário Fernando Carrijo, marido de Risia, quem plantou a goiabeira, disse que o segredo está em uma adubação mais orgânica, com húmus de minhoca.

"Nós produzimos húmus e chorume, que decanta e cai no pé, diretamente na veia desse pé de goiaba", afirmou.

Segundo Risia, o pé nasceu há cerca de cinco anos, de repente, a partir de uma rachadura no chão do quintal, que é todo cimentado.

"Ela produz o ano inteiro. É uma goiaba extremamente doce e crocante", disse.

A confeiteira disse que, em função do seu trabalho, usa muitos ovos no dia-a-dia. As cascas são aproveitadas na produção do adubo orgânico, citado pelo esposo, ao qual também são adicionados outros itens, como serragem e cascas de frutas e legumes.
A fartura proporcionada pelo pé de goiaba não fica restrita à família. "Nós já fizemos mais de cem mudas de doação. E pensamos em continuar fazendo. Porque o pessoal, sempre que vê, pede", contou.

Maior que 'supergoiaba' de Formosa

O fruto colhido pelo casal de Vianópolis superou até mesmo a 'supergoiaba' colhida em Formosa, em novembro de 2025, de 1,040 kg. O tamanho impressionou a assistente fiscal Valdivina Muniz Ferreira, de 42 anos, dona do pé de goiaba. O fruto é do mesmo tipo, de polpa branca.


Em entrevista ao g1, Val, como é conhecida, explicou, na época, que a goiabeira rende frutos em todas as épocas do ano e que ela e o marido, Eurilson da Silva Neves, de 50 anos, regam duas vezes por dia. Ela não sabe dizer com precisão, mas acredita que o tempo entre o surgimento até o amadurecimento de cada fruta é de cerca de dois meses.


Val e o marido ganharam a muda há cerca de 8 anos, de uma amiga dela, que, por sua vez, recebeu a plantinha da Embrapa de Brasília. Desde então, a goiabeira é só fartura, produzindo goiabas de 300 gramas em diante.

Quase recorde mundial

O g1 entrou em contato com a organização do Guinness Book , o chamado livro dos recordes, que informou que o atual recorde mundial de maior goiaba do mundo é de 1,5 kg. Para quebrá-lo, é necessário um fruto que supere esse peso.

O fruto colhido pelo casal de Vianópolis, portanto, ficou apenas 89 gramas abaixo do recorde mundial.


De acordo com a organização do Guinness, para reivindicar um recorde, é necessário que o alegado detentor se inscreva. A inscrição é gratuita. Uma vez realizada, uma equipe de especialistas em recordes envia as diretrizes oficiais, informando as regras e quais evidências são necessárias. A análise dura de 12 a 15 semanas.

Gostou? Compartilhe