O governador de Alagoas, Paulo Dantas, assume a presidência do Consórcio Nordeste em uma cerimônia em Maceió, com a presença de ministros e governadores, visando aprofundar a integração regional e melhorar a qualidade de vida na região.
Dantas, eleito por unanimidade, planeja continuar projetos de desenvolvimento, como o Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica, e promover iniciativas de preservação ambiental e bioeconomia.
Entre suas metas estão a interiorização do gás natural, modernização da infraestrutura digital e a ampliação da logística regional, buscando destravar gargalos históricos e garantir conectividade de alta qualidade.
O governador de Alagoas, Paulo Dantas, assume na próxima quinta-feira (5), em solenidade a ser realizada em Maceió, a presidência do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste). O evento contará com a presença dos ministros Renan Filho (Transportes) e Margareth Menezes (Cultura), além dos governadores dos estados nordestinos, que participarão da primeira Assembleia Geral Ordinária da entidade.
LEIA TAMBÉM
Na ocasião, haverá assinatura de acordos de cooperação técnica do consórcio com o Sebrae e Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Também será apresentado o estudo “Descarbonização da frota pesada do Nordeste”, elaborado pelo professor José Sergio Gabrielli, que contribui com sua experiência nos temas de desenvolvimento econômico, energia e transição energética.
Eleito por unanimidade pelos governadores da região em 2025, Paulo Dantas assume o comando do bloco este ano com a missão de aprofundar a integração regional e transformar o otimismo com o potencial de produção de energia renovável em qualidade de vida real para a população.
O governador de Alagoas pretende dar continuidade a projetos de desenvolvimento nordestino, como a implantação do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica, estratégia compartilhada para posicionar a região como um polo de produção de alto valor agregado e atrair indústrias intensivas, alinhando a neoindustrialização verde à justiça social, geração de renda e de empregos qualificados.
Além disso, Paulo Dantas deve promover o recaatingamento, com investimentos previstos para a preservação do bioma, o fomento à bioeconomia e à agricultura familiar. Além de conduzir a ampliação da infraestrutura logística da região com o objetivo de destravar gargalos históricos.
Também estão na meta do novo presidente do consórcio a interiorização do gás natural e a modernização da infraestrutura digital, incluindo a expansão de redes de fibra óptica e cabos submarinos para garantir conectividade de alta qualidade aos nove estados.
“Assumo a presidência do Consórcio Nordeste consciente de que nossa região vive um ciclo de oportunidades. Temos energia limpa, gente trabalhadora, potencial produtivo, avanços sociais consistentes, inovação, ciência e tecnologia e, acima de tudo, temos um pacto federativo presente, baseado no diálogo e na responsabilidade. Este é o espírito que nos trouxe aqui e é com esse mesmo espírito que seguiremos juntos em 2026”, afirmou.
Ele lembrou que em seis anos de atuação – o bloco foi criado em março de 2019 –, o Consórcio colaborou para expandir as fronteiras comerciais, políticas, de cooperação técnica e de atração de capital com a realização de missões internacionais em diversas partes do mundo.
Além disso, ressalta Paulo Dantas, o bloco alicerçou pontes com parceiros públicos para implementar políticas em áreas estratégicas, como o turismo e a agricultura familiar; provocou caminhos que levaram a parcerias com bancos de fomento e à injeção de importantes recursos financeiros na região; estreitou laços com a academia regional; incentivou a cultura e a economia solidária, entre muitas outras ações que impactam positivamente os governos e a vida da população nordestina.
LEIA MAIS
+Lidas