A duplicação da BR-104 em Alagoas, parte de um projeto mais amplo de 93,5 quilômetros, visa melhorar a infraestrutura rodoviária e está inserida no novo PAC, com previsão de conclusão em três anos.
O projeto, que utiliza tecnologia avançada para garantir durabilidade e segurança, inclui viadutos para facilitar a travessia urbana, beneficiando a mobilidade nas cidades ao longo da rodovia.
Além da BR-104, o governo estadual e federal está investindo em diversas obras de mobilidade, como a duplicação de outras rodovias e a construção de viadutos, visando impulsionar o desenvolvimento regional.
Esse novo trecho faz parte de um projeto mais amplo de duplicação da BR-104 no estado, que vai abranger 93,5 quilômetros, desde o município de Messias até a divisa com Pernambuco. O investimento faz parte do Novo programa de aceleração de crescimento (PAC).
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Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, o projeto está dividido em lotes, para permitir que os trabalhos avancem de forma simultânea, e será feita com tecnologia avançada.
“Essa obra não é só grandiosa pela extensão, mas também pela tecnologia empregada. Vamos usar o concreto – uma camada de 20 a 25 cm –, que evita buracos e atende a necessidade de manutenção por pelo menos 30 anos. Outra novidade da duplicação é que rodovia passará sobre as cidades, através de viadutos. Ou seja, as pessoas que desejam atravessá-la não vão se arriscar. Essa tecnologia urbana é usada ao redor do mundo para garantir a qualidade de vida das cidades que são rotas de grandes rodovias”, explica Renan.
Alguns trechos já tiveram os editais concluídos e estão em fase inicial de execução, enquanto outros aguardam apenas etapas finais de tramitação administrativa para que as máquinas entrem em operação. A previsão é que em até três anos as obras sejam concluídas.
A duplicação da BR-104 é considerada uma das principais obras rodoviárias do Governo Federal no Nordeste. Futuramente, Alagoas será ligada ao Rio Grande do Norte com duas opções seguras: BR 101 e BR 104.
“Por exemplo, Toritama (PE), Santa Cruz do Capibaribe (PE), toda a rota da confecção de Pernambuco, é feita pela BR 104. E nós estamos, como Governo Federal, duplicando a rodovia em Pernambuco. O ideal para o Brasil é ter a BR-104 100% duplicada no trecho de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Isso certamente vai impulsionar o desenvolvimento da região”, exemplificou Renan.
Outras obras de mobilidade em andamento
Durante a cerimônia de assinatura, Paulo Dantas relembrou outras obras de mobilidade que estão sendo realizadas. “Alagoas é um dos estados que mais duplica rodovias no país – as rodovias federais e também as estaduais. Nesta semana, o Governo de Alagoas vai entregar a duplicação da AL 220 até Olho d'Água das Flores. Nós já duplicamos até Arapiraca, de Arapiraca a Batalha, e na próxima semana será até Olho d'Água das Flores. Nós estamos avançando também com a duplicação da rodovia estadual do Litoral Norte”, explica Paulo.
O Ministro Renan Filho completou a lista, acrescentando os investimentos federais. “Nós estamos duplicando a BR 424, a duplicação do Polo de Marechal Deodoro. Os viadutos estão subindo, a obra está acelerada. E agora nós vamos começar a BR 316. Juntas elas formam o que nós chamamos de Arco Metropolitano de Maceió, toda em pista dupla”, pontua.
Além disso, Paulo Dantas ressaltou a construção da ponte de Penedo a Neópolis e o VLT de Arapiraca. “Tem obra no Baixo São Francisco, na capital, em Arapiraca e obra aqui [Murici]”, finalizou Paulo Dantas.
Estiveram presentes à solenidade o senador Renan Calheiros, os deputados estaduais Remi Calheiros, Silvio Camelo e Ronaldo Medeiros, além dos prefeitos de Murici, Remi Filho; de Messias, Marcos Silva; e de Branquinha, Neno Freitas.
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