Governo de Alagoas assina acordo administrativo para majoração da carga horária dos policiais civis

Publicado em 05/03/2026, às 17h28
Governo de Alagoas assina acordo administrativo para majoração da carga horária dos policiais civis - Thiago Sampaio / Agência Alagoas
Governo de Alagoas assina acordo administrativo para majoração da carga horária dos policiais civis - Thiago Sampaio / Agência Alagoas

Por Agência Alagoas

O Governo de Alagoas anunciou a ampliação da carga horária dos Policiais Civis de 30 para 40 horas, resultando em um aumento de 33,33% nos salários de mais de dois mil agentes e escrivães, conforme a Resolução nº 1/2026 da Procuradoria Geral do Estado.

A medida, que representa um investimento de mais de R$190 milhões, garante segurança jurídica para a manutenção dos salários já pagos a parte da categoria e será implementada em parcelas ao longo de três anos, com a última prevista para setembro de 2028.

O acordo foi celebrado como uma vitória histórica pelos representantes da categoria e pelo governo, que espera que a motivação dos policiais civis contribua para a redução da criminalidade e a eficiência nas investigações no estado.

Resumo gerado por IA

O Governo de Alagoas assinou acordo administrativo para majoração da carga horária dos Policiais Civil. A ampliação da jornada de 30 para 40 horas para mais de dois mil agentes e escrivães da Polícia Civil vai implicar em reajuste de 33,33% na remuneração da categoria, com os reflexos nas verbas calculadas sobre o subsídio, conforme estabelecido na Resolução nº 1/ 2026 da Procuradoria Geral do Estado.

O ato autorizado pelo governador Paulo Dantas foi assinado na tarde desta quinta-feira (5) pela Procuradora-Geral do Estado, Sâmia Suruagy do Amaral, no salão de despachos do Palácio República dos Palmares. Ela anunciou que o acordo será publicado nesta sexta-feira (6) no Diário Oficial do Estado e o reajuste salarial já deve ser aplicado na folha de pagamento de março.

“Hoje é um dia de celebrar a Justiça, porque não há nada mais justo do que garantir esse aumento de carga horária, e consequente majoração nos salários, para todos os policiais civis”, celebrou Sâmia Suruagy.

O acordo contempla todos os 2.300 policiais civis, agentes e escrivães, garantindo maior segurança jurídica na manutenção dos valores que já eram pagos para alguns integrantes da categoria.

A implantação do percentual será feita de forma escalonada em seis parcelas ao longo dos anos de 2026, 2027 e 2028, seguindo o cronograma previamente definido, sendo a última parcela de 5% a partir de setembro de 2028.

“Esse acordo representa uma vitória de uma categoria que eu sempre fui a favor, que eu sempre prestigiei, que eu sempre dei prioridade em todos os processos. Eu fui uma das pessoas que chegou diversas vezes para conversar com o governador Paulo Dantas para que concedesse o aumento dessa carga horária, porque são profissionais que dão a vida pela sociedade”, enfatizou Samya Suruagy.

Para o diretor-geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier, o momento é de celebração e reconhecimento por parte do governador Paulo Dantas e de sua equipe a uma luta sindical justa.

“Esse é realmente um momento comemorativo de reconhecimento e de grandeza por parte do Governo do Estado a essa categoria importantíssima para o nosso estado de Alagoas”, afirmou Gustavo Xavier

Ele acredita que o acordo vai servir para motivar ainda mais os policiais civis para garantir a eficiência no trabalho. “No ano de 2025, a redução da criminalidade foi algo muito significativo no estado de Alagoas", observou Xavier. "Nós fizemos o melhor ano de todos os tempos, com a atuação à frente do nosso secretário Flávio Saraiva, e é isso que a sociedade ganha, um aumento muito maior nas investigações, com policiais muito mais motivados", completou.

A secretária-executiva de Gestão da Secretaria de Estado do Planejamento, Júlia Casado, disse que a assinatura do acordo administrativo era motivo realmente de celebração.

“Esse é um momento histórico porque a majoração dessa carga horária de 30 para 40 horas dos policiais civis representa mais de R$190 milhões para a categoria. Hoje, estamos majorando mais de 2.300 policiais, porque antes, só a metade da categoria era majorada”, pontuou a secretária, ressaltando que, com o acordo administrativo, os que já tinham a carga horária majorada vão ter segurança jurídica para manutenção do benefício.

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis, Jânio Barbosa, também agradeceu e reconheceu a importância do ato do governador Paulo Dantas para garantir a majoração da carga horária para todos os policiais civis.

“Para nós é um momento histórico, porque o Governo reconhece a luta da categoria há 23 anos, e agora faz esse reconhecimento importante”, disse Jânio.

Ele fez um agradecimento especial à procuradora-geral do Estado, Samya Suruagy, que encampou a luta dos policiais civis e sensibilizou todos os secretários envolvidos na questão para viabilizar o acordo administrativo.

Gostou? Compartilhe