O Governo de Alagoas lançou, nesta quinta-feira (31), a Política Estadual Alagoas Lilás — uma iniciativa pioneira voltada ao fortalecimento da rede de apoio e atendimento às mulheres em situação de violência. O lançamento oficial foi conduzido pelo vice-governador Ronaldo Lessa, durante solenidade realizada no Palácio República dos Palmares, em Maceió.
LEIA TAMBÉM
A iniciativa é uma parceria do Governo Estadual com o Instituto Natura, e tem como objetivo proteger mais mulheres, reduzir os casos de feminicídio no estado e conscientizar a sociedade.
Em entrevista ao TNH1, o vice-governador Ronaldo Lessa ressaltou a importância da parceria entre o Governo do Estado, os municípios e o Instituto Natura na construção de uma política pública estruturante, integrada e acolhedora, voltada para todas as mulheres alagoanas.
"É uma ação de liderança. O Governador Paulo Dantas resolveu transformar o Agosto Lilás em Alagoas Lilás. Com isso, não vai ser só o estado que vai ficar à frente do combate à violência contra a mulher. Nós queremos fazer uma campanha para colocar a mulher no patamar que ela sempre esteve, e dando toda a proteção necessária. Alagoas já vem fazendo isso, e com esse novo passo de hoje nós estamos sedimentando esse compromisso e trazendo novos parceiros. O governo não caminha sozinho, e é preciso que todos abracem essa política", disse Lessa.
Já para o diretor-presidente do Instituto Natura, David Saad, o Alagoas Lilás tem o poder de transformar a realidade social do estado.
"É com muita alegria e privilégio que firmamos essa parceria. O Instituto Natura já é um parceiro de longa data do estado de Alagoas, Hoje, viemos inaugurar uma nova parceria, mas com a mesma lógica de atuação. Viemos apoiar as políticas públicas do estado, para que elas possam transfirmar a realidade social de Alagoas. Entedemos que a questão da violência contra as mulheres é uma questão moral. Se pensarmos no coletivo, é um discussão de todo o país. A violência contra a mulher provoca um impacto negativo em toda sociedade, desencadeando uma série de problemas sociais", destacou Saad.

Como a política funciona na prática?
A política está estruturada em seis eixos estratégicos. Entre as iniciativas previstas, destaca-se a criação do Observatório da Mulher, que terá a função de produzir dados, monitorar indicadores e subsidiar políticas públicas mais eficazes.
+Lidas