Governo de Alagoas e Instituto Natura lançam política pioneira de proteção à mulher

Publicado em 31/07/2025, às 16h34
Theo Chaves/TNH1
Theo Chaves/TNH1

Por Theo Chaves

O Governo de Alagoas lançou, nesta quinta-feira (31), a Política Estadual Alagoas Lilás — uma iniciativa pioneira voltada ao fortalecimento da rede de apoio e atendimento às mulheres em situação de violência. O lançamento oficial foi conduzido pelo vice-governador Ronaldo Lessa, durante solenidade realizada no Palácio República dos Palmares, em Maceió.

A iniciativa é uma parceria do Governo Estadual com o Instituto Natura, e tem como objetivo proteger mais mulheres, reduzir os casos de feminicídio no estado e conscientizar a sociedade.

Em entrevista ao TNH1, o vice-governador Ronaldo Lessa ressaltou a importância da parceria entre o Governo do Estado, os municípios e o Instituto Natura na construção de uma política pública estruturante, integrada e acolhedora, voltada para todas as mulheres alagoanas.

"É uma ação de liderança. O Governador Paulo Dantas resolveu transformar o Agosto Lilás em Alagoas Lilás. Com isso, não vai ser só o estado que vai ficar à frente do combate à violência contra a mulher. Nós queremos fazer uma campanha para colocar a mulher no patamar que ela sempre esteve, e dando toda a proteção necessária. Alagoas já vem fazendo isso, e com esse novo passo de hoje nós estamos sedimentando esse compromisso e trazendo novos parceiros. O governo não caminha sozinho, e é preciso que todos abracem essa política", disse Lessa.

Já para o diretor-presidente do Instituto Natura, David Saad, o Alagoas Lilás tem o poder de transformar a realidade social do estado.

"É com muita alegria e privilégio que firmamos essa parceria. O Instituto Natura já é um parceiro de longa data do estado de Alagoas, Hoje, viemos inaugurar uma nova parceria, mas com a mesma lógica de atuação. Viemos apoiar as políticas públicas do estado, para que elas possam transfirmar a realidade social de Alagoas. Entedemos que a questão da violência contra as mulheres é uma questão moral. Se pensarmos no coletivo, é um discussão de todo o país. A violência contra a mulher provoca um impacto negativo em toda sociedade, desencadeando uma série de problemas sociais", destacou Saad.

Como a política funciona na prática? 

A política está estruturada em seis eixos estratégicos. Entre as iniciativas previstas, destaca-se a criação do Observatório da Mulher, que terá a função de produzir dados, monitorar indicadores e subsidiar políticas públicas mais eficazes.

  • Formação;
  • Gestão de Dados;
  • Resposta Coordenada em Rede;
  • Mobilização;
  • Regime de Colaboração Municipal.
  • Compromisso Político 

Gostou? Compartilhe