Grupo suspeito de desviar veículos apreendidos pela Justiça em AL é alvo de operação

Publicado em 29/12/2025, às 09h11
Divulgação/PC
Divulgação/PC

por Pedro Acioli*

Publicado em 29/12/2025, às 09h11

A Polícia Civil de Alagoas realizou a 'Operação Guarda Infiel', desmantelando um esquema de fraude envolvendo veículos apreendidos, resultando na prisão do chefe da organização e na recuperação de um veículo.

Os suspeitos, que eram fiéis depositários, simulavam o furto de veículos sob sua responsabilidade judicial para revendê-los, gerando lucro ilícito.

Além da prisão, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, e a polícia localizou um veículo e uma moto relacionadas ao crime, com a operação sendo coordenada pela Delegacia de Estelionatos e apoiada por diversas unidades da polícia.

Resumo gerado por IA

Um grupo suspeito de fraudar, apropriar-se indevidamente e desviar veículos apreendidos pela Justiça foi alvo da “Operação Guarda Infiel”, realizada pela Polícia Civil de Alagoas, nesta segunda-feira (29). O chefe da organização foi preso e um veículo foi recuperado. 

As investigações apontam que os suspeitos eram fiéis depositários, ou seja, pessoas encarregadas de guardar, conservar e zelar por bens de terceiros, especialmente em processos judiciais (como penhoras) ou acordos comerciais, com a obrigação de devolvê-los intactos, sem usar ou vender o bem.

Ainda de acordo com as apurações, os investigados simulavam o furto dos veículos que estavam sob sua responsabilidade judicial e, em seguida, realizavam a revenda dos automóveis, com o objetivo de ganhar dinheiro ilícito. 

Além da prisão do suspeito de chefiar o esquema criminoso, também foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão. Veja o cumprimento dos mandados:

O veículo de uma vítima foi localizado e encontra-se sob custódia da Polícia Civil de Alagoas, bem como uma moto que teria sido utilizada no esquema criminoso. 

A Operação 

A operação foi conduzida pela equipe da Delegacia de Estelionatos, sob a coordenação do delegado titular Dalberth Pinheiro e da delegada adjunta Michelly Santos. Além do Núcleo de Planejamento Operacional, por meio do delegado Bruno Tavares.

A ação contou ainda com o apoio da Diretoria de Inteligência Policial (Dinpol) e da Operação Policial Litorânea Integrada (OPLIT) e da Seção Aérea da Polícia Civil de Alagoas (SAER) representando o Departamento Estadual de Aviação (DEA).

*Com Ascom PC

Gostou? Compartilhe