Hemoal apela por doações de sangue após estoque cair para apenas 27% do número de bolsas necessárias

Publicado em 09/01/2026, às 16h57
Ascom Sesau
Ascom Sesau

Por Ascom Sesau

O Hemocentro de Alagoas enfrenta uma crise no estoque de sangue, com apenas 82 bolsas disponíveis, o que representa 27% do necessário para atender a demanda de hospitais e maternidades, especialmente em períodos de aumento de transfusões como férias e pré-carnaval.

A instituição destaca que 75% do sangue coletado é destinado a emergências, sendo crucial para pacientes com hemorragias e doenças hematológicas, como leucemia, onde a falta de transfusões pode levar a complicações graves e até morte.

Para aumentar o número de doações, o Hemoal orienta sobre os critérios para doadores e mantém postos de coleta em Maceió e no interior do estado, funcionando em horários específicos durante a semana e aos sábados.

Resumo gerado por IA

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está com o estoque de sangue crítico e apela por doações. Nesta sexta-feira (9), o órgão contava com apenas 82 bolsas de sangue, o que representa 27% do percentual mínimo necessário de 300 bolsas para atender as maternidades e hospitais do estado. A gravidade da situação também fica evidente diante dos períodos de férias e do pré-carnaval, momentos em que as demandas por transfusões costumam aumentar.

Além de atender os pacientes que realizam cirurgias agendadas, chamadas de eletivas, o Hemoal assegura, ainda, sangue para as pessoas com doenças hematológicas, como a leucemia. Porém, 75% do sangue são destinados aos casos de emergência, seja no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, ou no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.

“A transfusão sanguínea é fundamental para salvar a vida de pessoas que sofreram hemorragias. Sem ela, o paciente pode ter um choque hipovolêmico, quando há grande perda de sangue, levando o coração a deixar de bombeá-lo em quantidade suficiente para as demais partes do corpo e, deste modo, ocasionando a falência de vários órgãos, o que evoluir para a morte do paciente”, explica a diretora do Hemoal, médica hematologista Verônica Guedes.

Critérios para doar

Portaria do Ministério da Saúde (MS) determina que, para doar sangue, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e estar portando um documento de identificação oficial e original com foto. O candidato à doação de sangue não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis, além de hepatite, após os 11 anos de idade. “Os candidatos à doação de sangue com gripe e Covi-19 não podem doar. Caso tenham colocado um piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, a doação é proibida por um ano. É necessário dormir pelo menos seis horas na noite anterior à doação de sangue e, o consumo de bebidas alcoólicas fica proibido nas últimas 24 horas que antecedem a doação sanguínea.

Pontos de coleta

Os postos de coleta fixos do Hemoal para doação de sangue estão situados na capital e no interior do Estado. Em Maceió, o voluntário pode comparecer às Unidades Trapiche ou Via Expressa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 17h. Há também a Unidade Farol, no Hospital Veredas, que funciona às terças-feiras, das 7h às 17h. Já no interior, as doações de sangue podem ser realizadas em Arapiraca, na Unidade Eldorado, que funciona na rua Marechal Floriano Peixoto, próxima à Escola Alternativa. O órgão atende de segunda a sexta, das 7h às 18h, bem como, aos sábados, das 7h às 17h.

Gostou? Compartilhe