Hermeto Pascoal: Governo de Alagoas decreta luto de três dias; Prefeitura de Maceió lamenta perda

Publicado em 14/09/2025, às 13h00
Divulgação/Instagram/Hermeto Pascoal
Divulgação/Instagram/Hermeto Pascoal

Por Redação

O Governo de Alagoas e a Prefeitura de Maceió lamentaram o falecimento de Hermeto Pascoal, 89 anos, multi-instrumentista, compositor e arranjador alagoano que conquistou o Brasil e o Mundo ao longo dos 70 anos de carreira. O Estado decretou luto oficial de três dias.

Na conta oficial do Instagram, o Governo publicou a imagem de Hermeto e escreveu: "Alagoas perdeu um dos maiores gênios de sua história: Hermeto Pascoal. Nascido em Lagoa da Canoa, então distrito de Arapiraca, ele transformou a música em liberdade e alegria. O mundo o reverenciou até mais do que nós, alagoanos. Em respeito à sua memória, o Governo de Alagoas decreta luto oficial de 3 dias e manifesta profundo pesar à família, amigos e a todos que, como nós, se orgulham desse alagoano universal. É nosso dever preservar Hermeto em nossa memória e no mais alto lugar da admiração de nossa gente".

Também pela rede social, o governador Paulo Dantas destacou que o legado do alagoano será eterno. "Hoje nos despedimos do gênio alagoano Hermeto Pascoal. Compositor, multi-instrumentista e ícone da música, sua criatividade, ousadia e arte ultrapassaram fronteiras deixando um legado eterno que nos enche de orgulho, Meus sentimentos a todos os admiradores deste grande artista", publicou.

A Prefeitura de Maceió também divulgou nota para lamentar a perda: "O prefeito JHC e o vice-prefeito Rodrigo Cunha lamentam o falecimento de Hermeto Pascoal, alagoano de Lagoa da Canoa, multi-instrumentista e referência mundial na música. Foi três vezes vencedor do Grammy Latino, transformou os sons do cotidiano em arte com originalidade e irreverência, e deixa um legado imortal para a música no Brasil e no Mundo. Nossos sentimentos aos fãs, familiares e amigos de Hermeto".

JHC lembrou o reconhecimento mundial de Hermeto e disse que o músico transformou os sons do cotidiano em arte com criatividade e irreverência únicas. "Hermeto levou o nome de Alagoas para os maiores palcos do mundo e deixa um legado imortal para a música brasileira e universal. Me solidarizo com seus familiares, amigos e com todos os admiradores que hoje se despedem deste ícone", escreveu no Instagram.

Hermeto Pascoal morreu aos 89 anos nesse sábado (13), no Rio de Janeiro. O velório será realizado nesta segunda-feira, 15, na Areninha Cultural Hermeto Pascoal, em Bangu. A cerimônia será aberta ao público. 

Lula lamenta perda

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, também usou as redes sociais para prestar homenagem ao ícone alagoano de Lagoa da Canoa. Lula publicou que o talento e a incansável criatividade consagraram Hermeto internacionalmente, e influenciaram gerações de músicos de todo o mundo.

"Multi-instrumentista, compositor e arranjador, Hermeto transformou em música tudo o que tocava: do piano à flauta, do berrante até instrumentos improvisados de cozinha e brinquedos. Dialogou com o jazz, a música popular brasileira e as tradições regionais. Em 2010, eu tive a honra de condecorá-lo com a Ordem do Mérito Cultural", escreveu no post. 

Gostou? Compartilhe