Cerca de 250 pacientes internados no Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo, em Santarém (PA), tiveram que ser evacuados da unidade após um incêndio ocorrido na madrugada desta terça-feira (12).
O incêndio começou por volta da 1h30 da manhã, e foi causado por um curto-circuito em uma incubadora na ala de obstetrícia/neonatal da unidade.
LEIA TAMBÉM
Cerca de 250 pacientes foram removidos da unidade de saúde no momento do incêndio, que ainda tem as causas investigadas.
Ao UOL, a secretária municipal de Saúde, Irlaine Maria Figueira da Silva contou que uma médica de plantão presenciou o momento em que a fiação elétrica da incubadora superaqueceu, iniciando o curto-circuito.
"Ela viu quando a fiação deu um 'pipoco' e rapidamente retirou a criança que estava na incubadora e levou para um local seguro. O fogo, porém, começou a se alastrar para outra área, onde as mães estavam internadas, e rapidamente começamos a evacuar toda a unidade", disse Irlaine Silva, secretária municipal de Saúde de Santarém.
Segundo Irlaine, o Corpo de Bombeiros foi chamado e conseguiu conter as chamas. Ninguém ficou ferido no incêndio ou na operação de remoção dos internados.
A secretária explica que o hospital municipal da cidade é referência naquela região do Pará e muitos pacientes, de diversas áreas próximas, buscam a unidade para atendimento.
Segundo Irlaine, existem, no momento, apenas duas opções para recebimento dos pacientes: os hospitais regionais do Baixo Amazonas e do Tapajós.
HOSPITAL DE CAMPANHA - Um hospital de campanha foi improvisado no Ginásio Estadual do Oeste do Pará para atendimento dos pacientes. Alguns foram transferidos para unidades regionais, mas ainda há 250 aguardando o deslocamento.
O governador do Pará, Helder Barbalho, declarou hoje em um post nas redes sociais que está indo a Santarém para acompanhar as providências que estão sendo tomadas.
"Já telefonei ao Prefeito Nélio Aguiar e informei que o Governo do Estado dará todo apoio necessário ao município", disse Helder Barbalho, governador do Pará.
LEIA MAIS
+Lidas