Hospital Metropolitano de Maceió começa a funcionar no próximo fim de semana

Publicado em 13/05/2020, às 10h58
Arquivo/Agência Alagoas
Arquivo/Agência Alagoas

Por Eberth Lins

O governador Renan Filho (MDB) visitou na manhã desta quarta-feira (13), as obras do Hospital Metropolitano de Maceió, que será entregue na próxima sexta-feira (15) e já começa a operação no sábado (16).

“A entrega representa um salto no número de leitos. Serão 130 leitos de enfermaria e 30 de UTI para atendimentos de pacientes com covid-19”, disse.

Segundo Renan Filho, até a próxima semana, Alagoas contará com mais 50 leitos de UTI e 400 de enfermaria para o tratamento de vitimas da covid-19.

Mas, por meio de live nas redes sociais, Renan Filho disse que se a população não colaborar com o isolamento social, mesmo com os esforços, o Governo ainda terá dificuldade de ofertar leitos para as vítimas da Covid-19 em Alagoas.

De acordo com o governador, Alagoas se aproxima de 80% de ocupação dos leitos e a colaboração da sociedade é fundamental neste momento para salvaguardar vidas.

"Mesmo com todo o esforço, a gente terá dificuldade de oferecer leitos. O vírus é perigoso e afeta as pessoas de formas diferente. É importante que o cidadão entenda que a colaboração da sociedade no isolamento é fundamental. Na prática, significa evitar o aumento do número de óbitos", frisou.

"Estamos entregando estruturas definitivas que vão tratar vítimas da covid-19 e depois ficarão para atendimento da população, a exemplo do Hospital Metropolitano, que será referência e terá 100% do atendimento destinado às vítimas do coronavírus”, ressaltou.

O titular da Secretaria de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, também participou da transmissão ao vivo.  "Entre os investimentos que serão feitos, temos outro muito importante, a reforma do Hospital Helvio Auto, que será dotado de melhor estrutura", disse.

Monitoramento do isolamento

O governador disse ainda que um mapeamento apontou para um afrouxamento nos níveis de isolamento em Alagoas.

Conforme Renan Filho, o monitoramento, que é feito via celulares, mostrou que ontem (12) Alagoas era o 11º em estado com melhor isolamento e que no dia anterior ocupava a 9ª colocação.

Gostou? Compartilhe