Idosa de 101 anos diz que comidas evitar se você quiser viver muito — e se manter em forma

Publicado em 27/11/2025, às 21h27
Reprodução/Redes sociais
Reprodução/Redes sociais

Por Extra Online

Iñaxi Lasa, uma idosa de 101 anos, superou diversas adversidades de saúde e se tornou uma influenciadora nas redes sociais, acumulando mais de 130 mil seguidores e inspirando muitos com sua rotina de exercícios e hábitos saudáveis.

Começando a frequentar a academia aos 94 anos, Lasa mantém uma dieta rigorosa, evitando farinha e açúcar, e enfatiza a importância de uma alimentação saudável, combinada com atividade física regular, para uma vida longa e saudável.

Apesar da fama, Iñaxi permanece humilde e utiliza as redes sociais para empoderar outras pessoas idosas, promovendo visibilidade e apoio a uma comunidade frequentemente negligenciada pela sociedade.

Resumo gerado por IA

Segunda Guerra Mundial, um câncer de mama, duas fraturas no quadril, cirurgia de glaucoma, degeneração da retina e uma hospitalização por Covid-19: nada disso conseguiu parar Iñaxi Lasa, de 101 anos. Com mais de 130 mil seguidores em suas redes sociais, a “Vovó maromba” virou inspiração para muitos.

“Eu comecei a ir para a academia aos 94 anos, mas ja era ativa antes disso”, diz Lasa em entrevista para o jornal DailyStar. Tudo começou quando sua cuidadora teve uma lesão, deixando o cartão de membra da academia com a idosa. Ela diz que nunca perde um dia de exercício, indo, normalmente, com seu filho Iñaki, de 63 anos.

Com uma dieta rica em legumes e aves, ela afirma que não comem farinha nem açucar: “Uma comida para viver mais? Azeite de oliva e vegetais. Ser ativo é o melhor, mas a dieta também é importante”.

A fama não subiu a cabeça de Iñaxi, muito pelo contrário: “Nos começamos a mexer com redes sociais como um joguinho. A gente se divertida, sem esperar que alguém se importasse. As redes sociais servem para empoderar pessoas mais velhas e dar visibilidade a uma comunidade que sofre tanto com a vida”.

Gostou? Compartilhe