Brasil

Idosa de 79 anos é atacada por tubarão em praia de Ubatuba, em São Paulo

Metrópoles | 18/11/21 - 15h21 - Atualizado em 18/11/21 - 15h25
Daniel Linguitte / Fotos Públicas / Metrópoles / Reprodução

Uma senhora de 79 anos foi atacada por um tubarão na Praia Grande, em Ubatuba (SP), no último domingo (14/11). Este é o segundo caso registrado em menos de um mês na cidade. Com um corte de cerca de 25 cm na perna, a idosa foi socorrida e levada à Santa Casa, onde teve o ferimento saturado e acabou liberada.

De acordo com o Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha, o município estava há 32 anos sem registros de incidentes entre banhistas e tubarões. No entanto, em 3/11, houve o primeiro relato, quando um turista francês acabou ferido. Os dois casos recentes foram confirmados pelo especialista em tubarões da Unesp Otto Bismark.

A suspeita é de que o novo caso, no domingo, tenha sido causado por um tubarão-tigre ou cabeça-chata, ambos de porte médio, presentes em águas paulistas. A vítima é de Piranguinho, Minas Gerais, e estava em Ubatuba a passeio para o feriado de Proclamação da República. Em nota, o especialista Otto Bismark afirma que “a ação perfurante e cortante não foi acompanhada de grande pressão. Isso é indicado pelo fato de que a impressão da mandíbula é claramente incompleta e o tecido atingido é superficial”.