Idoso passa mal em navio de cruzeiro e é socorrido em Maceió

Publicado em 28/01/2026, às 14h12
Foto: Ascom Sesau
Foto: Ascom Sesau

Por Ascom Samu-AL

Um idoso de 82 anos, diagnosticado com hemorragia digestiva e insuficiência respiratória, foi atendido pelo Samu enquanto estava a bordo do navio MSC Seaview, no Porto de Maceió, e necessitou de transporte urgente para um hospital.

O paciente, que já estava entubado, apresentava estado grave e hipotensão, o que exigiu cuidados intensivos e transporte em uma Unidade de Suporte Avançado até um hospital particular na cidade.

Em 2023, a Secretaria de Estado da Saúde lançou o Programa Saúde no Porto, que oferece atendimentos básicos aos turistas durante a temporada de cruzeiros, incluindo serviços de saúde e encaminhamentos para unidades de saúde locais.

Resumo gerado por IA

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou, nesta quarta-feira (28), atendimento e transporte a um idoso de 82 anos, diagnosticado com hemorragia digestiva e que evoluiu para insuficiência respiratória. Ele estava a bordo do navio MSC Seaview, atracado no Porto de Maceió.

O paciente já se encontrava entubado quando foi entregue à equipe de saúde em terra, após procedimento executado pelos médicos da embarcação.

Após avaliação clínica no local, o Samu constatou que o idoso apresentava hipotensão, encontrava-se em estado grave e necessitava de vaga em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Após prestar os cuidados necessários, a equipe promoveu o transporte do paciente em uma Unidade de Suporte Avançado (USA) até um hospital particular de Maceió, garantindo monitoramento contínuo e suporte especializado durante todo o deslocamento.

Programa Saúde no Porto

Para ofertar atendimentos aos turistas que chegam à capital pelo Porto de Maceió, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) criou o Programa Saúde no Porto em 2023. A ação ocorre todos os anos durante a temporada de cruzeiros, que geralmente vai de outubro até abril.

Entre os serviços ofertados estão aferição de pressão arterial, testes de glicemia, curativos, testes rápidos de HIV e sífilis, além de encaminhamentos para unidades de saúde mais próximas do Porto de Maceió, a exemplo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jaraguá e do Hospital Geral do Estado (HGE), quando necessário.

“A iniciativa possui foco em uma recepção segura e humanizada durante toda a temporada, com a oferta de atendimentos básicos, verificação de sinais vitais e vacinação, para garantir a saúde e o bem-estar dos visitantes”, explicou a coordenadora de ações estratégicas da Sesau, Kécia Alcântara.

Gostou? Compartilhe