IFAB anuncia novas regras no futebol que entrarão em vigor a partir da Copa do Mundo

Publicado em 02/03/2026, às 15h30
VAR vai ter mais autonomia para corrigir decisões do árbitro de campo - Fábio Souza / CBF
VAR vai ter mais autonomia para corrigir decisões do árbitro de campo - Fábio Souza / CBF

Por ESPN

A International Board (IFAB) anunciou mudanças nas regras do futebol que entrarão em vigor na Copa do Mundo deste ano, visando aumentar a velocidade e dinamismo do jogo, com contagens regressivas para cobranças de lateral e substituições, além de um papel mais ativo do VAR.

As novas regras incluem contagens de cinco segundos para cobranças de lateral e tiro de meta, e dez segundos para substituições, além de permitir que o VAR intervenha em marcações errôneas e expulsões indevidas, refletindo uma tentativa de tornar o jogo mais justo e ágil.

As alterações foram aprovadas em assembleia com a FIFA e começarão a ser aplicadas a partir de 1° de junho, com consultas planejadas para abordar comportamentos de jogadores em protestos e situações de confronto durante as partidas.

Resumo gerado por IA

A International Board (IFAB) anunciou no sábado (28) algumas mudanças nas regras do futebol que serão implementadas a partir da Copa do Mundo, que acontecerá no meio deste ano, nos Estados Unidos, México e Canadá.

Dentre as mudanças estão contagens regressivas de cinco segundos para cobranças de laterais e tiros de meta e de dez segundos para substituições. O VAR também terá uma participação maior a partir de agora.

O árbitro de vídeo poderá fazer intervenções rápidas para corrigir marcações errôneas de escanteios e tiro de meta. Além disso, o VAR poderá entrar em ação também caso o árbitro de campo erre e expulse um atleta por segundo cartão amarelo por engano.

As mudanças foram aprovadas após uma assembleia geral junto à Fifa. A ideia do órgão é dar mais velocidade e dinamismo ao esporte. Todas as regras passarão a ser adotadas a partir do dia 1° de junho e serão aplicadas a partir do início da temporada 2026/2027 do futebol europeu.

A IFAB também confirmou que serão realizadas consultas para desenvolver medidas nos casos em que jogadores decidam unilateralmente deixar o campo de jogo como um ato de protesto contra a decisão de um árbitro ou quando membros da equipe instigarem tal ação, e atletas cubram a boca ao confrontar adversários durante as partidas.

O ato de cobrir a boca foi alvo de grande polêmica na última semana após Gianluca Prestianni, do Benfica, ser acusado de racismo por Vinicius Jr., do Real Madrid, durante partida da Uefa Champions League.

Veja abaixo as mudanças da IFAB:

  • Cobranças de lateral: se a cobrança demorar mais de 5 segundos a partir do início da contagem do árbitro, haverá reversão do lateral.
  • Tiros de meta: se a cobrança demorar mais de 5 segundos a partir do início da contagem do árbitro, será marcado escanteio para o time adversário.
  • Substituições: jogador terá 10 segundos para sair de campo após a placa que indica a alteração ser erguida. Caso não cumpra, o substituto entrará em campo com 1 minuto de atraso.
  • Atendimento médico: todo jogador que for atendido pela equipe médica precisará ficar pelo menos 1 minuto fora de campo.
  • VAR em escanteios: o árbitro de vídeo poderá interferir em situações rápidas, caso o árbitro marque erroneamente um escanteio ou tiro de meta, sem necessidade de consulta no monitor.
  • VAR em segundo cartão amarelo: o árbitro de vídeo poderá interferir em casos de possíveis erros quando um jogador for expulso após receber o segundo cartão amarelo.

Gostou? Compartilhe