A cada ano a Receita Federal tem criado meios para simplificar a Declaração do Imposto de Renda, como o preenchimento pelo celular e a declaração pré-preenchida pelo governo. Mas se por um lado o processo de envio foi facilitado, a análise dos documentos e informações não é uma tarefa para leigos. Esse improviso pode fazer com que o contribuinte acabe caindo na temida “malha fina”, e até mesmo perdendo de receber uma restituição ou então um valor menor do que poderia obter. A contadora Tamyres Dantas é taxativa: “improvisar junto ao “Leão” só para quem não tem medo de pular de um avião sem paraquedas”, compara.
LEIA TAMBÉM
“O programa de entrega da DIRPF é muito simples, totalmente autoexplicativo, inclusive temos até a opção da declaração já pré-preenchida pelo governo, mas nada disso elimina a importância de uma análise minuciosa dos dados, afinal, qualquer informação lançada em um campo errado causará inconformidades que podem gerar penalidades. Eu costumo ressaltar que improvisar junto ao 'leão' só para quem não tem medo de pular de um avião sem paraquedas”, afirma Tamyres, sócia proprietária do Shopping Contábil.
![]() |
| Tamyres Dantas: improvisar no IR pode levar contribuinte a cair na malha fina |
A contadora alerta para a pior das consequências: cair na malha fina: “É muito comum, hoje, com a facilidade da internet, muitas pessoas buscam aprender sozinhos, e não seria diferente com ao IRPF. Vemos muita gente cumprindo a obrigação sozinho, achando que é apenas a entrega em tempo hábil que elimina as possíveis sanções do governo, em contrapartida boa parte dessas pessoas se deparam com um fantasma logo em seguida chamado ‘malha fina’, que não perdoa nenhum tipo de falha no preenchimento e análise dessas informações, recorrendo assim para uma retificadora, dessa vez sob orientação de um profissional capacitado da contabilidade”, alerta a contadora. T
3 ERROS MUITO COMUNS NA DECLARAÇÃO
Diante do improviso de quem escolhe não usar os serviços de um profissional do ramo, o que não faltam são problemas e até prejuízos para o contribuinte. A contadora Tamyres lista os principais erros cometidos no preenchimento do imposto de renda. Confira:

AUMENTO DO VALOR DA RESTITUIÇÃO
Quem resolver fazer a declaração por conta própria sem ter o conhecimento necessário sobre imposto de renda pode ter não apenas o transtorno de incluir informações erradas ou incompletas e ter que fazer uma retificadora, mas também acabar deixando de receber a restituição ou recebê-la em valor menor.
Segundo a contadora, com a declaração nas mãos de um profissional, é possível sim aumentar o valor a receber na restituição. "Com certeza é possível não só o aumento de uma possível restituição. Também é possível evitar que não haja qualquer falha e minimiza significativamente qualquer risco de bloqueio da declaração", concluiu Tamyres.
LEIA MAIS
+Lidas