Infectologista alerta para casos de doenças com a chegada do período chuvoso

Publicado em 06/04/2022, às 09h30
Dr. Fernando Maia em conversa com o jornalista Bruno Protásio | Foto: Reprodução / TV Pajuçara
Dr. Fernando Maia em conversa com o jornalista Bruno Protásio | Foto: Reprodução / TV Pajuçara

Por TNH1 com TV Pajuçara

A chegada do período chuvoso é uma temporada quase sempre difícil para quem sofre de doenças respiratórias. O aumento das chuvas também eleva o adoecimento via contato com água contaminada, dado aumento de alagamentos. Nesta quarta-feira (06), o Balanço Geral Alagoas, da TV Pajuçara/ Record TV, conversou com o médico infectologista Fernando Maia, que alertou sobre como se prevenir neste período. 

"A gente tem sempre que pensar na possibilidade de leptospirose, que se contrai em contato com a água contaminada ou mesmo com a lama. Outra doença que pode se pegar nesse contexto é a hepatite A. Muitas das pessoas mais velhas tiveram na infância, os mais jovens foram vacinados, mas ainda tem uma quantidade grande de pessoas que não têm imunidade contra a hepatite A", atentou.

O médico também lembrou da circulação de vírus que causam doenças respiratórias e da importância das vacinas.  "Gripe, resfriado, adenovírus, Covid, se a gente não tiver cuidado. Todas essas doenças aumentam significativamente nessa época do ano, exatamente por isso que começou esta semana a campanha de vacinação contra a gripe e aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19, inicialmente para alguns grupos, mas que deve ser entendido para outras pessoas", acrescentou.

Veja a entrevista com o médico na íntegra:

Gostou? Compartilhe