Influencer com 200 kg acusa academia após ter matrícula recusada em natação

Publicado em 30/01/2026, às 17h40
Acervo pessoal
Acervo pessoal

Por Contigo!

O influenciador Júlio Mamute, conhecido nas redes por sua jornada de emagrecimento, acusou uma academia na Grande São Paulo, de recusarem sua matrícula para aulas de natação. Conhecido como Mamute, atualmente pesa 200 quilos e já conseguiu perder mais de 100 quilos

Acusação

Em um vídeo de desabafo, publicado em suas redes sociais no dia 23, ele afirma que sua matrícula teria sido rejeitada devido a sua obesidade. Ele explicou que havia feito uma aula experimental de natação em uma academia em Santo André, com o custo de R$ 50, mas acabou tendo sua inscrição recusada. Ele procura um novo local para treinar após o fechamento do espaço onde praticava anteriormente.

Mamute conta que o espaço tem estrutura, não tem escada, o piso não é escorregadio e é de fácil acessibilidade. E explica que sua única dificuldade no local, seria na saída da piscina: “Mas nada que eu não consiga fazer e eu deixei isso claro”. Relatou em seu vídeo, que já ultrapassou um milhão de visualizações no Instagram.

“Um local que promove saúde merece julgar e escolher quem está tentando mudar de vida? Não foi por causa da minha saúde, nem porque eu não sei nadar. (…) Eu vou vencer a obesidade. Rejeitando-me em academia, qualquer lugar, não interessa. A minha liberdade de ir e vir, estar em qualquer local sem nenhum tipo de discriminação vai acontecer porque eu vou vencer esse monstro.”, disse decepcionado.

Academia

Ele contou que perdeu mais de 100 kg, e 80 deles foram ao fazer natação. Também disse que se sentiu envergonhado após ter sua matrícula recusada no local. Alguns internautas foram em busca do lugar, que acreditavam ser a Academia Horizon, no bairro Campestre, no entanto, a academia se manifestou e negou discriminação.

No Instagram, o estabelecimento divulgou uma nota, onde comenta que durante a aula experimental do influenciador, ‘ficou evidente’ “dificuldades que comprometeriam a segurança [do influenciador] na atividade”. E que, após a aula, tiveram uma “conversa transparente” e Mamute foi informado que não seria possível dar continuidade à matrícula sem riscos à integridade física dele.

Gostou? Compartilhe