Os Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) 2026 iniciam suas inscrições nesta segunda-feira (23), com a expectativa de promover o desporto educacional e garantir a classificação para a seletiva nacional. A competição, organizada pela Secretaria de Estado da Educação, traz novidades no processo de inscrição, que será realizado em duas etapas virtuais.
As escolas devem confirmar sua participação entre 23 e 27 de março, assinando um Termo de Autorização, e posteriormente inscrever seus atletas de 06 a 24 de abril. O evento contará com 22 modalidades, divididas entre categorias infantil e juvenil, mantendo as mesmas opções da edição anterior.
Coordenadores regionais já foram nomeados para apoiar as instituições durante a competição, e reuniões locais foram realizadas para esclarecer o calendário e o processo de inscrições. As seletivas regionais ocorrerão em maio, enquanto a seletiva estadual está agendada para o período de 19 de junho a 03 de julho em Maceió.
Os Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) 2026 terão seu pontapé inicial nesta segunda-feira (23), com o início das inscrições. A competição é amplamente esperada no calendário escolar, pela promoção do desporto educacional e por garantir a classificação para seletiva nacional.
LEIA TAMBÉM
Promovido pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o evento traz novidades este ano, com a etapa de inscrições acontecendo em dois momentos: de 23 a 27 de março, as escolas confirmam sua participação com assinatura do Termo de Autorização e inscrição oficial. Após confirmação, as unidades inscreverão seus atletas, por modalidades, no período de 06 a 24 de abril. Só poderá participar desta etapa quem efetuou seu cadastro na primeira etapa.
Todo o processo de inscrição, nas duas etapas, acontecerá por meio virtual, inclusive o envio de documentação, no link https://selecao.educacao.al.gov.br/.
De acordo com a professora Daniela Raposo, integrante do Comitê Organizador e uma das organizadoras da competição, ao lado do professor Paulo Buarque, a assinatura do termo assegura não só que a escola esteja inscrita, mas que esta estará ciente da participação dos seus estudantes atletas, bem como do regulamento do evento, imprescindível para a organização, equipes técnicas e os próprios atletas.
“Estas novidades, das inscrições aconteceram de forma online e a assinatura e envio prévio do termo pela escola confirmando seu interesse e autorizando que seus alunos possam participar dos Jogos, visa garantir mais praticidade, evitando deslocamentos e até o extravio de documentos. É só acessar o sistema, fazer o cadastro, anexar as documentações solicitadas e fazer a inscrição. A pessoa inscreve a escola, informa os dados da unidade e depois anexa o termo. É importantíssimo o anexo do termo. Sem ele, não é possível homologar essa inscrição. Após esse processo inicial, a gente vai ter a lista oficial das escolas que têm interesse em participar e, a partir daí, a gente abrirá para os alunos. Os professores podem escrever os alunos nas modalidades específicas”, explica Daniela.
Datas e modalidades
As seletivas regionais e inter-regionais classificatórias para a estadual acontecem no mês maio, e a seletiva estadual, infantil e juvenil, acontece de 19 de junho a 03 de julho, em Maceió.
Serão mantidas as mesmas modalidades da edição anterior, distribuídas nas categorias infantil (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos), com 22 modalidades em disputa, sendo 18 individuais e quatro coletivas. Os esportes individuais e de duplas desta edição são atletismo, atletismo adaptado, vôlei de praia, wrestling, badminton, ciclismo, futevôlei, ginástica artística, xadrez, judô, taekwondo, karatê, tênis de mesa, natação, esgrima, triatlo, tiro ao arco e ginástica rítmica. Já as modalidades coletivas são basquete, voleibol, handebol e futsal.
Representações Regionais
Antes de iniciar as inscrições, a Seduc, por meio do Comitê Organizador e com apoio das 13 Gerências Especiais de Educação (Gees), já nomeou os coordenadores regionais da competição, responsáveis pelas interlocuções locais e apoio às instituições e comissões técnicas durante toda a competição.
Cada coordenação regional também realizou, até esta sexta-feira (20), reuniões locais para divulgação do calendário oficial deste ano.
“Nestas reuniões foram explicados desde como funcionaria o processo de inscrições, apresentação das modalidades e do cronograma, onde, inclusive, reafirmamos bastante a questão do prazo de confirmação da escola, que não pode perder”, destaca Daniela.
Conheça os Coordenadores Regionais:
1ª e 13ª GEE – Maceió – Comitê Organizador
2ª GEE – São Miguel dos Campos – Sooly Eslaide Lima da Silva
3ª GEE – Palmeira dos Índios – José Aparecido da Silva
4ª GEE – Viçosa – Natalício Melo Ferro
5ª GEE – Arapiraca – Ubirajara Freitas Matos
6ª GEE – Santana do Ipanema - Lucas Clemente Ferreira dos Santos
7ª GEE – União dos Palmares - Lucimar Ferreira da Costa
8ª GEE – Pão de Açúcar – Allan Kardeck de Barros Feitosa
9ª GEE – Penedo – Tony Wesley Barros Vasconcelos
10ª GEE – Porto Calvo – Roney Petson da Silva Nobre
11ª GEE – Piranhas – José Rodrigo Silva Barreto
12ª GEE – Rio Largo – Edileusa da Silva Buarque
Para mais informações, o Comitê disponibilizou também, para escolas e comissões técnicas, os respectivos contatos (82) 98802-6607 e (82) 988445-8696.
+Lidas