A partir de 24 de novembro, aposentados, pensionistas e novos beneficiários do INSS que começaram a receber seus benefícios em junho terão o 13º salário proporcional depositado em parcela única, impactando positivamente a renda dessas pessoas neste final de ano.
O pagamento do abono será feito junto com a folha de pagamentos de novembro, que ocorrerá entre 25 de novembro e 8 de dezembro, abrangendo também beneficiários de auxílio-doença, pensão por morte e salário-maternidade, mas excluindo aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada.
Os pagamentos seguirão um calendário baseado no número final do cartão de benefício, com prioridade para quem ganha até um salário mínimo, e os segurados podem consultar o valor a receber pelo aplicativo ou site do INSS, ou pelo telefone 135.
Aposentados, pensionistas e titulares de auxílio pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que começaram a receber seus benefícios a partir de junho deste ano terão o 13º salário proporcional depositado, em parcela única, a partir desta segunda-feira (24).
LEIA TAMBÉM
Quem já era beneficiário da Previdência Social antes desse período teve o 13º antecipado em duas parcelas pagas entre o final de abril e o início de junho.
Segundo o INSS, o pagamento do abono para os novos segurados será feito junto com o valor regular da folha de pagamentos de novembro, que será depositada entre o dia 25 deste mês e 8 de dezembro (confira o calendário abaixo).
Quem recebe e que não tem direito
Além de aposentados e pensionistas, têm direito ao 13º salário os beneficiários de auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença), auxílio-acidente, pensão por morte, auxílio-reclusão e salário-maternidade.
Não recebem o abono as pessoas contempladas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) — pago a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência, desde que comprovem baixa renda — e os beneficiários de Renda Mensal Vitalícia.
Calendário de pagamento
Os pagamentos são feitos de acordo com o número final do cartão de benefício (último dígito antes do traço). Por exemplo, se o número do benefício for 0105-8, o dígito final a ser considerado é o 5.
Os primeiros a receber são aqueles que ganham até um salário mínimo por mês (R$ 1.518). Em seguida, começa o pagamento de quem recebe acima do piso nacional. Confira o calendário:
Para quem ganha até um salário mínimo
Para quem ganha acima de um salário mínimo
Como consultar o valor a receber
Para consultar o valor a receber, o segurado pode acessar o aplicativo ou o site meu.inss.gov.br. Quem não tem acesso à internet pode ligar para a central telefônica 135. Ao ligar, basta informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais. O atendimento é feito segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
LEIA MAIS
+Lidas