INSS: prazo para contestar descontos indevidos termina nesta semana

Publicado em 10/11/2025, às 11h57
Divulgação/INSS
Divulgação/INSS

Por Ascom INSS

O governo brasileiro alerta aposentados e pensionistas sobre o prazo até 14 de novembro para contestar descontos indevidos em seus benefícios, com 5,9 milhões de contestações já registradas desde maio. Essa ação é crucial para a devolução dos valores descontados pelas entidades associativas.

Até agora, R$ 2,4 bilhões foram devolvidos a 3,6 milhões de beneficiários, representando 75,3% dos que podem aderir ao acordo de ressarcimento, que não requer ação judicial e é feito diretamente na conta do benefício com correção pela inflação.

Embora o prazo para contestação termine em 14 de novembro, a adesão ao acordo de ressarcimento permanecerá aberta, podendo ser realizada pelo aplicativo Meu INSS ou nas agências dos Correios, com o governo alertando sobre a importância de evitar golpes relacionados ao processo.

Resumo gerado por IA

Governo do Brasil alerta aposentados e pensionistas: o prazo para contestar descontos indevidos nos benefícios termina no dia 14 de novembro. Desde a abertura do sistema, em maio, 5,9 milhões de contestações já foram registradas por beneficiários que não reconheceram os descontos feitos pelas entidades associativas.

Contestar é o primeiro passo para garantir a devolução dos valores descontados. É simples e pode ser feito por três canais:

  • Meu INSS (aplicativo ou site): serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”;
  • Central 135: ligação gratuita, de segunda a sábado, das 7h às 22h;
  • Correios: mais de 5 mil agências oferecem atendimento assistido e gratuito.

No aplicativo, ao clicar em “Não autorizei o desconto”, o beneficiário registra a contestação, e a entidade tem até 15 dias úteis para responder. Caso não apresente uma resposta, o sistema abre automaticamente a opção para os aposentados e pensionistas fazerem a adesão ao acordo de ressarcimento.

R$ 2,4 bilhões já devolvidos

O governo do Brasil já devolveu R$ 2,4 bilhões a 3,6 milhões de aposentados e pensionistas, o que representa 75,3% do total de beneficiários que estão aptos a aderir ao acordo de ressarcimento (4,7 milhões no total). O pagamento é feito diretamente na conta do benefício, com correção pela inflação (IPCA), sem necessidade de ação judicial.

Atenção: o prazo para contestar os descontos termina em 14 de novembro, mas a adesão ao acordo de ressarcimento continuará aberta e pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios.

Como aderir ao acordo pelo aplicativo Meu INSS:

  • Acesse com CPF e senha;
  • Vá em “Consultar Pedidos” → “Cumprir Exigência”;
  • Role até o último comentário, selecione “Sim” em “Aceito receber” e envie.

Importante: não é possível aderir ao acordo pela Central 135.

Cuidado com os golpes!

  • O INSS não envia links, SMS ou mensagens com pedido de dados;
  • Não cobra taxas nem solicita intermediários;
  • Toda a comunicação é feita pelos canais oficiais: aplicativo Meu INSS, pelo site gov.br/inss, pela Central 135 e pelas agências dos Correios.

O Governo Federal reforça seu compromisso de proteger os aposentados e pensionistas, garantir a reparação dos prejuízos e fortalecer a confiança no INSS.

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