O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu cancelar a autorização de oito instituições financeiras que até então podiam oferecer crédito consignado a aposentados, pensionistas e titulares de benefícios. A informação foi divulgada nesta terça-feira (dia 5).
LEIA TAMBÉM
Segundo o órgão, a decisão foi tomada com base em um processo administrativo "devidamente fundamentado", que comprovou o "descumprimento dos requisitos necessários para oferecer o serviço de forma adequada e digna aos segurados do INSS".
O cancelamento dos convênios aconteceu porque as instituições não oferecem o mecanismo “Não me perturbe” para os clientes, como acontece com as empresas de telecomunicações, que são obrigadas a oferecer aos usuários a possibilidade de bloquear chamadas indesejadas.
As instituições são:
Ainda de acordo com o INSS, essa é a primeira vez que autorizações para oferecer crédito com desconto em folha a segurados — chamadas de Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) — são canceladas pelo órgão.
Os beneficiários do INSS que já têm contratos de empréstimos com essas instituições, no entanto, estão resguardados. Esses acordos continuam válidos, ou seja, os descontos nos benefícios mensais estão mantidos. A proibição vale apenas para novas operações de empréstimo.
+Lidas