O programa do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2023 (ano-base 2022) foi liberado para download no site da Receita Federal. Embora a entrega da declaração só comece no dia 15 de março, quase 580 mil pessoas já baixaram o formulário eletrônico.
LEIA TAMBÉM
A Receita resolveu adiantar o software para aqueles interessados em adiantar a reunião de documentos para acertar logo as contas com o Fisco a partir do dia 15. A Receita informou que, até 18h45 desta quinta-feira, 578.845 downloads haviam sido realizados no site do órgão. O prazo para a entrega termina no dia 31 de maio.
Se você não está por dentro das mudanças neste ano, pode se antecipar e conferir o novo guia para preenchimento e prestação de contas ao Fisco. Uma das novidades é a possibilidade de furar a fila de restituição.
O primeiro lote segue uma fila de prioridades, como para idosos ou professores. Mas, depois deste grupo, este ano poderão entrar na lista dos primeiros a receber o contribuinte que escolher receber a restituição por Pix ou fazer a declaração pré-preenchida — neste último caso, porém, é preciso aguardar até o dia 15 de março para iniciar o preenchimento.
Na modalidade, o contribuinte tem acesso a informações pessoais que constam na base de dados da Receita Federal, o que pode agilizar o processo e reduzir a chance de erros, evitando a malha fina. É uma espécie de rascunho: especialistas recomendam que, após ter a declaração pré-preenchida incorporado, o contribuinte deve revisar as informações no programa da Receita.
Veja, abaixo, um tutorial completo de como preencher a declaração, com tela a tela do programa da Receita.
Baixe o programa da Receita Federal - Primeiramente, o contribuinte deve entrar no site da Receita Federal e clicar em "Imposto de Renda". Depois, no lado direito da tela do computador, tem que acessar "Baixar o programa do Imposto de Renda" — a opção aparece debaixo do tópico "Serviços".
+Lidas