Irmão de terrorista de Manchester sabia de plano de atentado

Publicado em 24/05/2017, às 19h41

Por Redação

Um irmão do homem-bomba Salman Abedi, que se explodiu em Manchester, soube de seus planos e foi preso na Líbia, de acordo com as forças de segurança do país entrevistadas pela Sky News.

O pai de Salman Abedi também foi preso na capital Trípoli, segundo a polícia antiterrorista do país norte-africano.

Hashem Abedi foi preso na noite de ontem, dia 23, por supostamente saber dos planos de seu irmão mais velho para detonar uma bomba no fim de um show na noite de segunda-feira. Vinte e duas pessoas morreram no ataque.

Um porta-voz da força antiterrorista da Líbia disse: “Temos provas de que ele está envolvido Estado Islâmico com seu irmão. Nós o seguimos há mais de um mês e meio e ele sempre estava em contato com Salman”.

Hashem, de 20 anos, é suspeito de planejar um ataque em Trípoli, capital da Líbia, para onde viajou em 16 de abril, acrescentou o porta-voz. As autoridades acrescentaram que o jovem estava sacando dinheiro no banco no momento de sua detenção. A quantia teria sido transferida por Salman poucas horas antes de sua morte.

O governo não informou os motivos que levaram Ramadan Abedi, o pai dos jovens, a ser preso. Na manhã desta quarta-feira, dia 24, ele insistiu que seu filho era inocente e nada tinha a ver com o ataque terrorista.

A família dos jovens migrou para o Reino Unido em 2011 para escapar da repressão provocada pelo ditador Muammar Gaddafi.

Os acontecimentos na Líbia ocorreram logo após a prisão de seis pessoas no Reino Unido que podem estar ligadas com atentado de segunda-feira.

A polícia de Manchester está investigando a presença de uma célula terrorista na cidade. Desde a noite do dia 22, o país elevou o grau de ameaça terrorista para o nível crítico.


Gostou? Compartilhe