Nos primeiros meses de 2020, com o mundo entrando em lockdown, um banheiro em Nova York (EUA), se tornou o cenário inesperado de um clipe viral no TikTok. O assento branco do vaso sanitário de Naginah Gogolli começou a ficar misteriosamente roxo, revelando um segredo que nem mesmo um teste de gravidez havia confirmado.
“Meu marido e eu decidimos, na época, parar de tomar anticoncepcionais, mas não estávamos tentando ativamente — se acontecer, aconteceu, está nas mãos de Deus”, explica Naginah à PEOPLE. A vida já era incerta com o trabalho remoto em seu escritório e o estresse da pandemia, mas a cor estranha manchando o assento do vaso sanitário era algo que ela jamais imaginaria. Seu primeiro pensamento foi puramente prático. "Achei que eu ou meu marido estávamos usando roupas de má qualidade", diz ela, rindo, convencida de que a culpa era da tinta para tecidos. "Limpávamos várias vezes ao dia e não saía mais... estamos limpando sem parar", explica ela.
O mistério se aprofundou quando a família dela veio visitá-la. "Assim como no vídeo, basicamente, eu tinha familiares em casa insinuando que eu estava grávida", conta. Sua irmã não hesitou. "Minha irmã ficou tipo 'você está grávida' e eu fiquei tipo 'Ah, garota, não, eu não estou'", lembra ela. Na época, ela ainda estava a dias de sequer menstruar. "Definitivamente não estou grávida agora... Não tem como eles estarem certos", diz Naginah, rindo.
O banheiro pequeno do apartamento dela logo ofereceu mais pistas. "Meu banheiro é bem pequeno, então, bem ao lado do vaso sanitário, do lado direito, sua coxa direita vai encostar um pouquinho na pia, tipo a parte de baixo da pia, que também é branca, então onde minha coxa encosta também é roxo brilhante", ela conta.
Isso foi o suficiente para fazer o marido ir para a internet. "No mesmo dia, ele pesquisou no Google", lembra ela. As buscas apontavam para tudo, desde tinta para tecido até doenças raras de pele. "A primeira coisa que apareceu foi uma transferência de cor normal das roupas, depois veio o problema de pele, e algumas mulheres relataram isso durante a gravidez", diz ela. Mesmo assim, Naginah não estava convencida. "Então meu marido disse: 'Você está grávida' e eu: 'Não, não estou' — como se vocês fossem todos tão idiotas", ela compartilha.
"Depois de terminar o jantar, meu estômago estava muito forte... e imediatamente corri para o assento roxo do meu vaso sanitário e comecei a vomitar", lembra Gogolli. A reação do marido acrescentou um alívio cômico. "Porque ele estava rindo histericamente, tipo, não, você está definitivamente grávida, o assento roxo do vaso sanitário, agora você está vomitando, você está grávida", diz ela. No dia seguinte, veio a confirmação. "Com certeza, acabei fazendo um teste de gravidez um dia ou dois depois... e eu estava grávida", ela conta. Para Naginah, foi o início de uma jornada inesquecível. "Estou chocada com a quantidade de outras mulheres que passaram por isso", diz ela.
@.naginah 2020 was a wild year, had to buy a new toilet seat😂 #pregnancy #pregnancyjourney #rare #pregnanttiktok #fyp ♬ original sound - Naginah
Repercussão online
Seu TikTok sobre o assento roxo do vaso sanitário rapidamente viralizou. "Fiquei impressionada com os comentários das pessoas dizendo: 'É, eu também, eu também'", disse ela à PEOPLE. A validação de estranhos foi mais importante do que ela esperava. "Ver o feedback que recebi nas redes sociais foi, honestamente, muito gratificante para mim", diz ela.
Especialistas médicos, no entanto, nunca tinham ouvido falar disso. "No dia em que fui para a minha confirmação... minha primeira consulta para confirmar que estava grávida, essa foi a primeira coisa que eu perguntei", lembra. "E o médico disse: 'Hã, tipo, não, nunca ouvi falar disso'." Embora não haja nenhuma pesquisa médica confirmando que um assento de vaso sanitário roxo indica gravidez, o Healthline relata que a mudança de cor pode vir de uma série de fatores, incluindo hormônios da gravidez e cromidrose, informou People.
Mulheres também recorreram ao Reddit para compartilhar suas experiências. Uma mulher escreveu: "Estou fazendo pré-natal normalmente desde que descobri, sem mudanças. De repente, sem querer, meu assento do vaso sanitário ficou roxo hoje. Como uma marca roxa de bunda no assento, roxo. Eu não estava usando roupas novas, não uso jeans há semanas, nada que pudesse tingir minha pele ou transferir sangue ou algo assim. Super estranho."
Apesar das incógnitas, o momento da descoberta de Naginah pareceu estranhamente oportuno. "Foi uma espécie de bênção disfarçada... Eu estava em casa, feliz, mesmo que coisas horríveis estivessem acontecendo lá fora", ela compartilha. O tempo extra em casa lhe deu a chance de saborear os primeiros dias. "Descobrir que estou grávida, estar em casa em paz com meu marido, não acho que poderia ter sido de outra forma... melhor, na minha opinião", diz ela.
Bebê milagre
À medida que a gravidez se desenrolava, ela trouxe enormes desafios. "Ele tem um defeito cardíaco muito raro... a chance de eu ter um bebê com esse defeito era de apenas 1%", ela conta. O diagnóstico foi devastador. "Ele tem bloqueio cardíaco congênito completo, então o diagnóstico foi feito com 20 semanas." Mas ela se agarrou a sinais de esperança. "Eu definitivamente acho que foi um sinal espiritual, pelo menos para mim", diz ela sobre o assento roxo do vaso sanitário. Cada marco parecia milagroso. "O fato de ele estar vivo é uma bênção", acrescenta Gogolli.
Hoje, seu filho está prosperando. "Ele vai precisar de um marcapasso para viver... mas, graças a Deus, ele é um pequeno milagre", diz ela. Os médicos duvidaram que ele sobrevivesse. "Primeiro, ele não sobreviveria à gravidez, depois, foi: ok, no segundo em que você der à luz, vamos levá-lo às pressas para a sala de cirurgia, e ele vai colocar o marcapasso, e eles não precisavam fazer isso", lembra ela.
Em vez disso, a família conseguiu trazê-lo para casa. "Ficamos na UTI Neonatal por um tempo... ele não precisou [do marcapasso] e nos mandaram para casa", conta ela. Quase cinco anos depois, ela continua grata. "Sou muito abençoada por termos chegado onde estamos hoje, e ele tem quase 5 anos, então sou sortuda", compartilha.
Sua história viral continua repercutindo. "Alguns comentários foram do tipo: 'Meu Deus, meu assento de vaso sanitário também é desta cor...' Eles voltaram e comentaram que estavam grávidos", diz ela. Esse vínculo inesperado com estranhos a deixou emocionada. "Foi uma sensação boa, tipo: 'Meu vídeo meio que os motivou a fazer um teste de gravidez'", acrescenta.
A experiência também moldou a maneira como ela aborda o próprio corpo. "Desde a gravidez dele, eu sou muito assim... sigo a minha intuição, sigo o que o meu corpo me diz", diz ela. Isso mudou sua perspectiva sobre a maternidade. "Sinto que muitas mulheres ouvem que não devem confiar em seus corpos porque isso não é uma regra, mas é como se não, seu corpo está sempre lhe dizendo algo", explica ela.
LEIA MAIS
+Lidas