Brasil

Jovem desaparece após cair de lancha no Lago Paranoá; bombeiros fazem buscas

Metrópoles | 11/10/20 - 16h04
Divulgação/Bombeiros

Amigos que estavam na lancha ao lado de Luís Gabriel da Silva Oliveira, 27 anos, desaparecido desde sábado (10), disseram aos bombeiros que o rapaz caiu, bateu a cabeça e sumiu no Lago Paranoá. A corporação foi acionada na noite de ontem e segue as buscas neste domingo (11).

Amigos do jovem, que mora em Taguatinga Norte com a mãe, informaram ainda que “a lancha estava com lotação máxima”, mas a corporação ainda não sabe informar quantas pessoas curtiam o sábado na embarcação.

Em um vídeo ao qual os bombeiros tiveram acesso, uma mulher aparece filmando a reunião de amigos até que outra grita informando que o rapaz havia caído no lago. “O Gabriel caiu”, avisa. A corporação, porém, não divulgou as imagens.

De acordo com o tenente-coronel Vieira, que comanda a operação do CBMDF no local, a velocidade da lancha no momento em que o jovem caiu era de 1.500 giros, o que significa que estava muito lenta, “quase parada”.

As buscas estão sendo feitas na região próximo à Ponte JK, desde as 6h deste domingo (11).

São cinco embarcações, além da equipe terrestre de apoio. Os mergulhadores fazem uma varredura em uma área delimitada, no local apontado pelos ocupantes da lancha. A profundidade média na região é de 19 metros e a visibilidade é mediana.

Um boletim de ocorrência foi registrado na 10ª Delegacia de Polícia (Lago Sul), que investiga o caso como “afogamento”. A Guarda Costeira Fluvial da Marinha do Brasil também atua no local.

Em nota, a Capitania Fluvial de Brasília (CFB) esclarece que tomou conhecimento do ocorrido às 21h desse sábado (10/10) e abriu, imediatamente, uma operação de busca e salvamento (SAR), com mais de 10 militares envolvidos desde o planejamento até a execução. Os militares retomaram o trabalho neste domingo.

Irmão de Gabriel, Luciano da Silva Oliveira, 39, acompanha as buscas. Ao Metrópoles, ele disse que a família está muito abalada, mas confia plenamente no trabalho do Corpo de Bombeiros.