Justiça Federal no Paraná bloqueia R$ 1 bilhão dos maiores frigoríficos do país

Publicado em 17/03/2017, às 13h03

Por Redação

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã de hoje (17) a Operação Carne Fraca, que investiga o envolvimento de fiscais do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) em um esquema de liberação de licenças e fiscalização irregular de frigoríficos. Alguns dos principais grupos do setor do país estão na mira da operação, como o BRF (que detem as marcas Sadia e Perdigão) e o JBS (Seara, Swift, Friboi e Vigor).

A Justiça Federal do Paraná determinou o bloqueio de R$ 1 bilhão das investigadas. Segundo a PF, a Carne Fraca é, em números, a maior operação já realizada pela corporação no país. Cerca de 1.100 policiais federais cumprem 309 mandados judiciais em sete estados - 27 de prisão preventiva, 11 de prisão temporária, 77 de condução coercitiva e 194 de busca e apreensão nas casas e escritórios dos investigados e em empresas que fariam parte do esquema.

São Paulo

Em São Paulo, estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão; duas empresas e seis residências estão no alvo da operação, sendo uma em Santo André e cinco na capital; três mandados de prisão preventiva (um em Santo André e dois em São Paulo); seis mandados de condução coercitiva; e um mandado de prisão temporária.

Até agora, dois homens e uma mulher foram presos em São Paulo e levados à sede da Superintendência da Polícia Federal paulista, de onde devem ser encaminhados para Curitiba para depor sobre o esquema de fraude envolvendo o comércio de carne.

Paraná, Minas Gerais e Goiás

Em quase dois anos de investigação foi descoberto que as superintendências regionais do Mapa nos estados do Paraná, Minas Gerais e Goiás atuavam diretamente para proteger os grupos empresariais, em detrimento do interesse da coletividade.

De acordo com a apuração, os agentes públicos envolvidos no esquema se prevaleciam do poder fiscalizatório dos seus cargos e facilitavam a produção de alimentos adulterados, mediante pagamento de propina, emitindo certificados sanitários sem qualquer fiscalização efetiva. Uma das irregularidades detectadas foi a remoção de agentes públicos com desvio de finalidade para atender aos interesses dos grupos empresariais.

Assim, eram viabilizadas ações ilegais de frigoríficos e empresas do ramo alimentício, que operavam em total desrespeito à legislação vigente. As ordens judiciais foram expedidas pela 14ª Vara da Justiça Federal de Curitiba/PR e estão sendo cumpridas no Distrito Federal e em seis estados: São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goias.

Operação Carne fraca

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira a maior operação da história "Carne Fraca", cumprindo mais de 300 mandados judiciais  em 7 estados federativos: São Paulo, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás. São 27 mandados de prisão preventiva, 11 de prisão temporária, 77 de condução coercitiva e 194 de busca e apreensão.

A operação investiga envolvimento de fiscais do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) em um esquema de liberação de licenças e fiscalização irregular de frigoríficos.  Segundo a PF, essa é a maior operação já realizada na história da instituição. Estão sendo mobilizados 1.100 policiais. A investigação revelou até o uso de carnes podres, maquiadas com ácido ascórbico, e a re-embalagem de produtos vencidos por alguns frigoríficos.

*Ao contrário do que informava anteriormente a notícia, a Batavo e a Elegê não fazem mais parte do grupo BRF.

Veja a lista completa das empresas envolvidas:

ATEFFA

BALABAN & GONÇALVES ADVOGADOS

BG CONSULTORIA EMPRESARIAL

BIG FRANGO INDUSTRIA E COM

BRF – BRASIL FOODS

BIO-TEE SUL AM

BR ORGAN FERTILIZANTES DO BRASIL LTDA

CODAPAR/CLASPAR (EADI/FOZ) 76

DAGRANJA AGROINDUSTRIAL LTDA

DALCHEN GESTÃO EMPRESARIAL LTDA

DINÂMICA IMP

DOGGATO CLINICA VETERINÁRIA LTDA

ESCRITÓRIO CENTRAL SUBWAY BRASIL

FENIX FERTILIZANTES LTDA

FORTESOLO SERVIÇOS INTEGRADOS LTDA

FRANGO A GOSTO

FRATELLI COMERCIO DE MASSAS, FRIOS E

FRIGOBETO FRIGORÍFICOS E COMERCIO DE

FRIGOMAX- FRIGORÍFICO E COMERCIO DE CARNES

FRIGORÍFICO 3D

FRIGORÍFICO ARGUS LTDA

FRIGORIFICO OREGON S

FRIGORÍFICO RAINHA DA PAZ

FRIGORÍFICO SOUZA RAMOS LTDA

INDUSTRIA DE LATICINIOS

JBS S/A

LARA CONSULTORIA EMPRESARIAL

MASTERCARNES

MEDEIROS, EMERICK & ADVOGADOS ASSOCIADOS 10

MORAR ASSESSORIA E EMPREENDIMENTOS 78

NOVILHO NOBRE INDUSTRIA E COMERCIO DE

PAVIN FERTIL INDUSTRIA E TRANSPORTE LTDA

PECCIN AGRO INDUSTRIAL LTDA

PRIMOCAL IND

PRIMOR BEEF – JJZ ALIMENTOS

RADIO CASTRO LTDA

SANTA ANA COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA

SEARA ALIMENTOS LTDA

SIMÃO SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

SMARTMEAL COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA

SUB ROYAL COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA

SUPERINTENDENCIA FEDERAL DE AGRICULTURA

SERVIÇO DE VIGILÂNCIA AGROPECUÁRIA

UNIDADE DE VIGILÂNCIA AGROPECUÁRIA

UNIDOS COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA

UNIFRANGOS AGROINDUSTRIAL S

BREYER E CIA LTDA

FABRICA DE FARINHA DE CARNE CASTRO LTDA

LOGISITICA DISTRIBUIDORA LTDA

TRANSFRIOS TRANSPORTE LTDA

PECIN AGROINDUSTRIAL LTDA

CENTRAL DE CARNES PARANAENSE

WEGMED – CAMINHOS MEDICINAIS LTDA

ARTACHO CASINGS

INDUSTRIA E COMERCIO DE COUROS BRITAL

MORRETES AGUA MINERAL LTDA

Gostou? Compartilhe