O Tribunal de Justiça do Rio revogou a prisão preventiva e mandou soltar o comerciante Mário Sérgio Grativol, de 60 anos, ex-namorado de Susane Martins da Silva, presa por suspeita de mandar os bombons envenenados que mataram Lindaci Viegas Batista de Carvalho. A 20ª DP (Vila Isabel) investiga se Susane forjou provas contra o ex-companheiro, que foi preso pela Lei Maria da Penha.
LEIA TAMBÉM
A decisão é da última quinta-feira (25) e foi assinada pelo juiz Edison Ponte Burlamaqui, da Vara de Violência Doméstica, da Comarca de Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio.
Até este domingo (28), a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) não tinha cumprido a decisão, e Mário Sérgio continuava preso na Cadeia Pública Albergado Crispim Valentim, em Benfica, na Zona Norte do Rio.
De acordo com informações da Polícia Civil, Lindaci e Susane namoraram Mário Sérgio em momentos diferentes. Inclusive, o ciúme que Susane tinha da relação de Mário com a ex-namorada pode ter motivado o crime contra Lindaci.
Mário foi preso duas vezes, a primeira em novembro de 2022. Ao deixar a cadeia, Susane reatou com o ex-namorado. Contudo, o relacionamento foi novamente interrompido por uma nova prisão, com base em provas suspeitas, segundo o irmão de Mário Sérgio. Dessa vez, segundo testemunhas, Susane teria entrado em uma rede social de Mário e enviado mensagens para o perfil dela mesma com ameaças.
Essas ameaças foram apresentadas à Justiça, que determinou a nova prisão de Mário, por supostamente ter descumprido uma medida protetiva, que impedia o contato entre eles.
"Ele foi preso no dia 29 de novembro do ano passado. Mas, no dia 16 de dezembro ele foi posto em liberdade por conta de uma liminar. Ela (Susane) invadiu as redes sociais dele, meu irmão é um idoso, e a justiça determinou que ele fosse preso novamente. Então, desde 27 de abril ele está na prisão", contou Márcio Gratival, irmão e advogado de Mário.
"Dia 25 de maio o Juiz da Vara de Violência Doméstica revogou a prisão preventiva, já que Susane estava presa. Hoje é dia 28 de maio, e o Mário ainda continua sendo injustiçado. Está preso por sequência de erros do judiciário e sistema prisional", explica Márcio.
"O CNJ elaborou a resolução 417/21, que no artigo 6º orienta sobre o alvará de soltura, assim diz:'“Determinada a liberação da pessoa, será expedido no BNMP o 'alvará de soltura' ou 'mandado de desinternação', conforme o caso, com validade em todo território nacional, a ser cumprido no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas", disse.
"Parece que Mário Sérgio está fadado a enfrentar os danos de tantos equívocos."
Polícia investiga se houve farsa
O delegado Fábio Souza, titular da 20ª DP, confirmou ao Bom Dia RJ que o caso será investigado.
"Alguns dias antes, o irmão do Mário Sérgio veio na unidade fazer um registro. Ele alega que Mário foi preso por falsas mensagens de Susane. Ela usou o Facebook dele para mandar mensagem para ela com ameaças. Ela levou essas mensagens para o judiciário e por isso ele foi preso", explicou o delegado.
Durante as investigações sobre a morte de Lindaci, o irmão de Mário Sérgio, Abilio Gravital, prestou depoimento e relembrou os dois relacionamentos do irmão.
Segundo Abilio, Mário namorou Lindaci por quatro anos. Em seguida, o irmão deu início ao relacionamento com Susane. De acordo com o relato, o namoro dos dois sempre foi conturbado e, em novembro de 2022, Susane teria visto uma troca de mensagens de Mário com Lindaci. Desde então, ela passou a ameaçar Lindaci.
Abílio contou também que o irmão não agrediu a ex-cunhada, que ele classificou como "uma pessoa passional e descontrolada."
Susane queria o endereço da vítima
Ainda de acordo com os depoimentos de testemunhas e as investigações em andamento, depois de reatar com Mário, Susane tentou por algumas vezes descobrir o endereço de Lindaci.
O delegado contou que Susane “queria reatar o relacionamento e se casar” com Mário Sergio. “Ele falou que não ia reatar, não casaria, e ela acreditava que o motivo de isso não acontecer seria um relacionamento que ele teria com a Lindaci”, detalhou.
“Por esse motivo que ela decidiu matá-la”, afirmou o delegado.
LEIA MAIS
+Lidas