A Justiça do Maranhão estabeleceu que a motorista responsável por atropelar dois cães da raça pastor alemão, em agosto, deve pagar uma multa de R$ 20 mil. Um dos animais morreu. A sessão ocorreu na segunda-feira (12), e o valor será destinado ao Hospital Universitário da Uema (Universidade Estadual do Maranhão). Os tutores dos animais ainda podem entrar com ação pedindo outro valor.
LEIA TAMBÉM
Segundo informações da Comissão de Defesa e Proteção dos Animais da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no estado, a enfermeira Gisele Atan também deverá pagar cinco salários mínimos referentes à transação penal.
ATROPELAMENTO
As imagens do atropelamento, registradas por câmeras de segurança, causaram reações. À época, a motorista negou intenção de atingir os animais, em São Luís.
A gravação mostra a mulher no carro, em velocidade baixa, próximo à calçada. Ela acelera em seguida, quando os pastores alemães descem a guia e ficam em frente ao veículo.
A cadela Dukesa morreu na hora. O outro, Pepe, teve ferimentos.
A tutora dos cães, Leila Cristina Oliveira, estava viajando e disse na ocasião que os animais haviam fugido de casa após uma tentativa de invasão ao imóvel, localizado em rua próxima ao atropelamento, e os criminosos deixaram o portão aberto.
Segundo o telejornal JMTV, de afiliada da Globo, a motorista foi ouvida dias depois e disse que não teve a intenção de matar. Ela afirmou que estava acompanhando os cães, com objetivo de afastá-los dali, pois teriam avançado em algumas pessoas. Teria perdido os animais no campo de visão, ao partir para cima deles.
À época, as imagens provocaram reações do presidente da Emserh (Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares), Vanderley Ramos, do Conselho Regional de Enfermagem, de protetores e de celebridades como Anitta.
LEIA MAIS
+Lidas