Justiça revoga prisão de "Mamulengo das Alagoas", investigado por estupro na Praia do Francês

Publicado em 03/10/2025, às 07h13
Reprodução/Rede Social
Reprodução/Rede Social

Por Redação

A Justiça alagoana revogou a prisão preventiva de Célio Herculano da Silva, o "Mamulengo das Alagoas", detido na última segunda-feira (29) por crimes de estupro e roubo contra uma turista na Praia do Francês, em Marechal Deodoro. A decisão judicial saiu nessa quinta-feira (2).

A juíza Fabíola Melo Feijão, da 2ª Vara Cível e Criminal de Marechal Deodoro, destacou que, mesmo diante da gravidade das acusações, a manutenção da prisão preventiva não tem razão, no momento, de ser mantida. 

A defesa do artista popular juntou aos autos comprovante de domicílio, com o objetivo de demonstrar que o investigado possui residência fixa e que, por conseguinte, inexistem elementos que justifiquem a decretação da custódia cautelar.

"Mamulengo das Alagoas" deverá cumprir medidas cautelares, como comparecimento ao juízo da comarca em que reside, bimestralmente, para informar e justificar atividades; comparecer a todos os atos do processo, sempre que intimado; proibição de ausentar-se da comarca em que reside por mais de oito dias sem prévia comunicação ao juízo; não cometer qualquer outra infração penal; e proibição de alteração de endereço sem prévia comunicação ao juízo.

O caso

Em depoimento à polícia, a turista que se apresentou como a vítima do estupro e do roubo disse que estava hospedada em um hotel na Praia do Francês, quando, por volta das 6h de uma manhã, deixou o estabelecimento para fazer uma caminhada. Ela disse que passou por uma área pouco habitada e foi abordada por um homem. A mulher afirmou ter sido segurada pelos braços e depois sofrido a violência sexual.

A turista destacou ainda que entrou em luta corporal com o autor do estupro e foi ameaçada de morte por ele. Mas, depois de tentativas, conseguiu se desvencilhar e sair correndo. A mulher disse que o homem pegou a bolsa dela, com o aparelho celular e outros objetos pessoais, e fugiu.

A vítima registrou boletim de ocorrência e passou por exame de corpo de delito, porém não sabia, até então, quem era o homem que a abusou sexualmente. Ao acompanhar uma reportagem nacional, viu o artista popular e teve a certeza de que ele foi o criminoso.

"Mamulengo das Alagoas" já responde a outro crime de estupro, que teria acontecido em Maceió.

Família defende inocência

Um dia após a prisão do artista popular, a família veio a público para negar o envolvimento dele nos crimes contra a mulher. O filho, Hércules Jean Lamenha, relatou que as acusações contra o pai são infundadas e disse acreditar na Justiça. "São acusações sem fundamentos, e uma perseguição política. Quem conhece meu pai, sabe da sua índole, da sua luta e da história que ele construiu com honestidade. Infelizmente estão tentando sujar sua imagem, mas nós vamos provar a sua inocência. Seguimos firmes porque a Justiça será feita", disse.

Já a esposa destacou que o artista popular é um exemplo de pessoa e que a denúncia é mentirosa. "São denúncias caluniosas, que estão colocando o nome do meu marido na lama. Ele é pai de dois filhos e avô. Ele é exemplo de pai, de marido e de pessoa. Estão colocando o nome dele na lama, sem provas, com base em uma denúncia mentirosa. Essa suposta vítima disse que reconheceu ele pelo cabelo. Quantas pessoas que não tem o cabelo igual o dele? Ele jamais faria isso. É uma pessoa que tem uma história de superação, que é reconhecido nacionalmente pelo trabalho e história de vida".

De acordo com a polícia, durante a investigação, "Mamulengo das Alagoas" não havia sido encontrado em nenhum endereço pela Justiça. A mulher rebateu e afirmou que o marido sempre viveu na mesma casa, onde reside há mais de 25 anos. "Ele mora na mesma casa há mais de 25 anos. Ele sempre viveu aqui com a família. Nenhum representante judicial veio aqui procurando ele. A Justiça diz que não encontrou ele na residência, mas a polícia prendeu ele aqui, no mesmo local. Vamos lutar pela inocência dele, pois ele é inocente". 

Quem é o "Mamulengo das Alagoas"

Nascido em Maceió, Célio Herculano se destacou na música e nos eventos culturais. Ele ficou conhecido por ser dançarino e criador da “Dança da Boneca”. Foi apelidado de "Mamulengo" por causa do jeito “molengo” de dançar.

Gostou? Compartilhe